Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas galibi-marworno

Autores

  • Camila Guedes Codonho

Resumo

Este artigo pretende demonstrar, a partir de uma reflexão pautada no cruzamento teórico entre Antropologia da Infância e Etnologia Indígena, a maneira pela qual as crianças Galibi-Marworno (Amapá) percebeme vivenciam, em suas próprias experiências infantis, a organização social de seu grupo. Para tanto, enfatiza-se aqui o uso da concepção de “conhecimentos horizontalmente transmitidos”, ou seja, que circulam entre os grupos de crianças sem a intervenção direta das gerações adultas. Desta forma, pretende-se ressaltar a participação e protagonismo infantil diante dos constructos simbólicos de sua sociedade.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Codonho, C. G. (2014). Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas galibi-marworno. Tellus, (17), 131–161. Recuperado de https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/186

Edição

Seção

Artigos