Manejo da floresta na formação de roçado, por uma População Indígena da Amazônia

Autores

  • Edilevi dos Santos Marques
  • Hiroshi Noda

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.333

Resumo

Este trabalho apresenta a forma de manejo da fl oresta naformação de “roçados” pela população indígena Deni, desde a escolhada área até a confecção da farinha. Usou-se como referência o manejoem sete comunidades ao longo dos rios Xeruã e Cuniuá, no estado doAmazonas, Brasil. Ao manejarem a fl oresta para a formação de áreascultivadas, estas são deixadas em “pousios” após dois anos de uso eenriquecidas com outras espécies domesticadas, transformam-se emsistemas agrofl orestais onde se tornam locais permanentes de coletade frutos e de caças que ali buscam abrigo e alimento. A farinha demandioca é o principal produto originado do roçado e um importanteinstrumento de troca com outros produtos e artefatos não produzidospela população Deni.Palavras-chave: sistema agrofl orestal; pousio; Deni.

Biografia do Autor

Edilevi dos Santos Marques

Mestre em Ciências Agráriaspelo Instituto Nacionalde Pesquisas da Amazônia(2004), área de concentraçãoem Ciências de Florestas Tropicais,Analista Ambiental doInstituto Ambiental do Estadodo Amazonas (IPAAM).

Hiroshi Noda

Doutor em Genética eMelhoramento de Plantas pelaEscola Superior de AgriculturaLuiz de Queiroz (1981), pesquisadordo Instituto Nacional dePesquisas da Amazônia (INPA).

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Marques, E. dos S., & Noda, H. (2015). Manejo da floresta na formação de roçado, por uma População Indígena da Amazônia. Tellus, (25), 107–126. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.333