A importância da educação indígena na visão dos jovens estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v19i40.610

Resumo

Atualmente muitos jovens estudantes indígenas pensam de ter domínio e responsável a conviver bem e ser algumas coisas futuramente, através do ensino e de aprendizagem diferenciado adquirimos vários aspectos e de característica da educação. O que aprendemos com sua família hoje em dia vem se valorizando cada vez mais, e nas escolas já se ensinam de vários tipos de sistema de um processo de educação indígena e não indígena. Com muitos ensinos jovens indígenas se adaptaram e um algo complexo na educação e para se decidirem em qual caminho vão prosseguir que vão servir para sua comunidade e para sua família e se organizarem na sua vida cotidiano, pensando manter a sua língua materna, cultura, crenças e mitos etc. Que e uma filosofia indígena tradicionalmente, e não deixar de ser esquecido o saberes na convivência em qual quer lugar e o momento de ser respeitado o conhecimento e que seja ensinado. A educação escolar também faz parte da nossa vida atual e preciso continuar estudando para ter o conhecimento mais aberto  e se vê hoje como um caminho para o futuro, mas jamais esquecer a educação que os pais ensinam dia a dia desde pequeno.

Biografia do Autor

Eldo Ramires Cano, Escola Indígena Mbo'eroy Arandu, município de Coronel Sapucaia/MS

Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2013).

Úrsula Velasques, Escola Indígena Ñande Reko Arandu, município de Coronel Sapucaia/MS

Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados (2012).

Referências

GRUPIONI, Donisete Benzi (Org.). As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

NOBRE, Domingos, (2009). Educação Indígena. Uma Pedagogia Indígena Guarani na escola, pra quê? Nobre, Domingos Barros. Campinas: Curt Nimuendajú, 2009 64 p. – (Serie: Educação Indígena).

SCHWADE, Egvdio. Os povos indígenas na sociedade globalizada: como manter a identidade e a autonomia? In: VEIGA, Juracilda; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha (Org.). Desafios atuais da Educação Escolar Indígena. Anais do Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. Campinas, SP: ALB, Núcleo de Cultura e Educação Indígena; [Brasília]: Ministério do Esporte, Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, 2005.

VEIGA, Juracilda; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha (Org.). Desafios atuais da Educação Escolar Indígena. Anais do Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. Campinas, SP: ALB, Núcleo de Cultura e Educação Indígena; [Brasília]: Ministério do Esporte, Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, 2005.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

Cano, E. R., & Velasques, Úrsula. (2019). A importância da educação indígena na visão dos jovens estudantes. Tellus, 19(40), 203–212. https://doi.org/10.20435/tellus.v19i40.610

Edição

Seção

Escritos Indígenas