Somos nascidos da terra: imagens, palavras e caminhos com os Avá Guarani/Ñandeva de Porto Lindo (Jakerey) Yvy Katu

Autores

  • Yan Leite Chaparro Universidade Católica Dom Bosco/UCDB Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq Laboratório de Humanidades/LabuH Grupo de Estudos Filosofia Ameríndias/OuVir
  • Josemar de Campos Maciel Universidade Católica Dom Bosco/UCDB Programa de pós-graduação mestrado e doutorado em desenvolvimento local/UCDB Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq Laboratório de Humanidades/LabuH

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.622

Palavras-chave:

os Avá Guarani/Ñandeva, Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katu, cartazes, palavras, caminhos.

Resumo

O que segue é uma conversa entre imagens (cartazes) e escritos produzidos durante uma pesquisa de doutorado em Desenvolvimento Local intitulada Este é nosso corpo a terra:caminhos e palavras Avá Guarani/Ñandeva para além do fim do mundo, que galga como objetivo central pensar a questão do desenvolvimento com os Avá Guarani/Ñandeva de Porto Lindo (Jakarey) Yvy Katu. Uma sociedade que enfrenta há tempos um longo processo de retomada de seus territórios de direito, e que atravessa e inverte cotidianamente o tão caro mito da invenção branca de desenvolvimento, esse mesmo, que a partir de projetos e planos sequestraram seus territórios. Então, são cartazes que adotam a intencionalidade politica e informativa que o cartaz possui, e são escritos que contextualizam os caminhos que foram possíveis trilhar com os Avá Guarani/Ñandeva que assume a responsabilidade de caminhar ao lado, como uma aliança de amizade e trabalho, confeccionada pelo objetivo de sempre escutar as palavras guardadas dos Guarani sobre as questões do desenvolvimento. Um produto iconográfico que busca apresentar para quem lê, uma possível experiência entre imagens, palavras e caminhos, que antes de tudo, esta como intenção sensível metodológica que busca ouvir as palavras guardadas dos Guarani. 

Biografia do Autor

Yan Leite Chaparro, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq Laboratório de Humanidades/LabuH Grupo de Estudos Filosofia Ameríndias/OuVir

Psicologo, Pesquisador, mestre em desenvolvimento local/UCDB e doutor em desenvolvimento local/UCDB. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq, do Laboratório de Humanidades/Labuh e do Grupo de Estudos Filosofia Ameríndias/OuVir

Josemar de Campos Maciel, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB Programa de pós-graduação mestrado e doutorado em desenvolvimento local/UCDB Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq Laboratório de Humanidades/LabuH

Professor Doutor do programa de pós-graduação mestrado e doutorado em desenvolvimento local/UCDB

Referências

BRAND, ANTÔNIO. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da palavra. Tese de doutorado. Porto Alegre: PUC/RS, 1997.

CLASTRES, Pierre. A Sociedade Contra o Estado. Tradução de Theo Santiago. São Paulo. Cosac & Naify, 2012.

COLMAN, Rosa. Território e sustentabilidade: os Guarani e Kaiowá de Yvy Katu. Dissertação de mestrado. UCDB: Campo Grande, 2007.

COLMAN, R. Guarani Retã e a mobilidade espacial Guarani: belas caminhadas e processos de expulsão no territorio Guarani. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp, 2015.

LANDA, Beatriz. Os Ñandeva/Guarani e o uso do espaço na terra indígena Porto Lindo/Jakarey, município de Japorã/MS. Tese de Doutorado em História. PUC/RS, 2005.

MARTINS, Eliezer. A terra como chão sagrado e o valor cultural. Revista Tellus, ano 6. n. 10. p. 143 – 145: Campo Grande, MS, 2006.

MURA, Fábio. (Coord. Do GT); ALMEIDA, Rubem F.T. Relatório antropológico de revisão de limites da T.I. Porto Lindo (Jakarey): Terra Indígena YVY KATU. Portaria n. 724/PRES, 2002.

RIST, Gilbert. El desarrollo: historia de una creencia occidental. Madrid. Editora Catarata, 2012.

TAUSSIG, M. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1993.

MELIÀ, B, GRÜNBERG, G e GRÜNBERG, P. Los Paĩ`Tavyterã: etnografía guaraní del Paraguay contemporáneo. CEPAG: Asunción, 2008.

DANOWSKI, D e VIVEIROS DE CASTRO, E. Há um mundo por vir? Ensaios sobre os medos e os fins. Editora Desterro: Florianópolis, 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Chaparro, Y. L., & Maciel, J. de C. (2019). Somos nascidos da terra: imagens, palavras e caminhos com os Avá Guarani/Ñandeva de Porto Lindo (Jakerey) Yvy Katu. Tellus, 19(38), 395–406. https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.622

Edição

Seção

Iconografia