A educação indígena e suas implicações: uma análise da cultura Karajá (Aruanã-Go)

Autores

  • Cristiane de Assis Portela Portela

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i5.67

Resumo

Utilizando como objeto de estudo, a cultura Karajá, este trabalho visa a analisar as formas alternativas de educação surgidas nas últimas décadas como fruto de uma análise mais crítica por parte dos movimentos indígenas e indigenistas, frente às lutas que se fazem necessárias. Tomando como direcionamento, a educação popular e fundamentada na pesquisa etnográfica (em sua vertente educacional), bem como outras metodologias que se apresentaram contribuidoras para o estudo, a pesquisa pretendeu compreender as transformações sociais ocorridas a partir da implantação do Projeto de Educação e Cultura Indígena Maurehi ,concebendo a educação intercultural como fator de sustentabilidade, surgindo como alternativa à educação em seus “quadros normais” geradora de diversas experiências frustradas. Para tanto, se fez necessário, por parte do pesquisador, a percepção de um “mundo” já construído e em constante transformação, considerando os saberes próprios dos indivíduos dessas etnias e sua própria concepção de educação.

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Publicado

2014-11-19

Como Citar

Portela, C. de A. P. (2014). A educação indígena e suas implicações: uma análise da cultura Karajá (Aruanã-Go). Tellus, (5), 25–35. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i5.67

Edição

Seção

Artigos