Tellus https://tellus.ucdb.br/tellus <p>A Revista Tellus está voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).</p> <p>Seus objetivos são veicular materiais diversos relacionados à etnologia indígena ou estudos interdisciplinares que tenham interface com a antropologia; possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas; bem como, promover um maior intercâmbio do NEPPI com outras instituições de pesquisa.</p> <p>Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser lido, baixado, copiado, distribuído e pesquisado desde que sejam respeitados os direitos autorais.</p> pt-BR <p>Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis <em>online </em>e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.</p> neppi@ucdb.br (Comissão Editorial da Revista Tellus) tellus@ucdb.br (Editora) Fri, 17 Nov 2023 11:47:27 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Revista Completa https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/1020 Editora Copyright (c) 2023 Editora https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/1020 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Editorial https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/1018 Editorial Copyright (c) 2023 Editorial https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/1018 Thu, 16 Nov 2023 00:00:00 -0300 Educação escolar e educação indígena: conhecimentos e territorialidade na terra indígena Mangueirinha/PR https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/847 <p>Este artigo versa sobre a questão da educação kaingang e da educação escolar indígena promovida na Terra Indígena (TI) Mangueirinha, localizada no estado do Paraná. O esforço aqui empreendido visou compreender de que modo as transformações provocadas pela modernização, pela urbanização e pelo colonialismo impactam o modo de existência indígena. Destarte, a presença dos antepassados, denominados <em>ká sἷ </em>(tronco velho), consolida um sentimento de parentesco com a terra e produz <em>tár </em>(força) – que mobiliza toda a energia do coletivo kaingang para se manter em seu território. Nesse sentido, o texto traz a experiência pessoal/coletiva de um dos autores, enquanto membro kaingang da referida TI, junto às práticas indígenas, e os seus conhecimentos ancestrais, demonstrados em diversas ações coletivas de mobilização e no desenvolvimento de formas de educação para além das instituições de ensino.</p> Rodrigo Kavag de Souza, João Daniel Dorneles Ramos, Sergio Baptista da Silva Copyright (c) 2023 Rodrigo Kavag de Souza, João Daniel Dorneles Ramos, Sergio Baptista da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/847 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/898 <p>O presente estudo resulta de reflexões posteriores à pesquisa, empreendida por ocasião do mestrado, realizada com os Mẽbêngôkre que residem no Município de São Félix do Xingu, PA. Este estudo tem como objetivo deslindar saberes e ensinamentos engendrados em duas narrativas: <em>Àkti</em> (grande gavião) e <em>Kubẽ brire</em> (homem sapo), as quais evidenciam aspectos da educação Mẽbêngôkre vividos por seus ancestrais. Amparados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e bibliográfica, selecionamos as narrativas e efetuamos o estudo, pelo qual foi possível percebermos que os saberes e ensinamentos tradicionais, presentes nas narrativas Mẽbêngôkre aqui apresentadas, apontam para elementos históricos e culturais que são revisitados nos processos próprios da educação indígena. Para sustentar as discussões, a pesquisa tem contribuições da abordagem histórica dos contextos vividos por povos indígenas na Amazônia Legal, como apresenta Márcio Souza; de educação escolar e educação indígena, nos termos de Bartomeu Melià; e dos estudos etnográficos realizados por Vanessa Lea, que abordam os diversos aspectos da sociedade Mẽbêngôkre, seus modos de ser e viver. Os resultados expõem a necessidade de (re)conhecer os diversos saberes Mẽbêngôkre e o lugar que estes ocupam nos processos de ensino aprendizagens escolares para/com esse povo.</p> Dilma Costa Ferreira, Idemar Vizolli Copyright (c) 2022 Dilma Costa Ferreira, Vizolli https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/898 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Entre a pandemia e os pandemônios – estratégias indígenas para barrar a “boiada passando” no Brasil https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/881 <p>A presente pesquisa visa discorrer sobre como a pandemia da COVID-19 e as políticas desenvolvidas no governo Bolsonaro para os povos indígenas, de 2020 a 2022, foram enfrentadas por esses coletivos, com destaque para as práticas empreendidas pelos povos indígenas no Ceará. Para tanto, realizamos pesquisa em processos judiciais e administrativos, na legislação aprovada e que tramita no Congresso Nacional, além de consulta a notícias de jornais de ampla circulação. Tais dados foram complementados com entrevistas realizadas com lideranças indígenas do Ceará e com informações divulgadas pelas organizações indígenas de âmbito nacional e estadual. Mesmo no contexto da pandemia, o governo federal continuou pondo em marcha a política como “uma forma de guerra” (MBEMBE, 2016) contra os povos indígenas, havendo um conjunto de ações do Executivo federal em ampla aliança com o agronegócio, o ultraneoliberalismo, e com pautas ideológicas que consideram os indígenas atrasados e incapazes. Toda essa concertação de interesses configurou um projeto articulado de poder e de país, em que não havia espaço para os povos, seus modos de vida e para os seus apoiadores. Apesar disso, na situação limite entre a vida e o adoecimento e a morte, os povos indígenas promoveram ações coletivas que, inclusive, passaram a tensionar os poderes instituídos, transformando o luto em luta.</p> Luciana Nogueira Nóbrega, Anna Erika Ferreira Lima, Lia Pinheiro Barbosa Copyright (c) 2022 Luciana Nogueira Nóbrega, Anna Erika Ferreira Lima, Lia Pinheiro Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/881 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Povos indígenas e transformações na universidade: Conflitos e dilemas étnicos nos caminhos que se bifurcam https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/872 <p>A partir de pesquisa etnográfica entre acadêmicos indígenas em Roraima, o artigo destaca dois episódios paradigmáticos envolvendo racismo e autoidentificação étnica que aconteceram em campo, para refletir sobre as transformações que vêm ocorrendo tanto nas universidades quanto no movimento indígena. O conflito – ou encontro – de diferentes epistemes no ambiente acadêmico torna este um <em>locus</em> de disputas em torno da etnicidade, das práticas culturais e dos direitos indígenas. A (re)afirmação da identidade e da presença indígena na universidade acaba sendo uma forma de realizar a sua própria produção e organização da diferença, ressaltando demarcadores étnicos, epistêmicos, territoriais e culturais. Por fim, trago um trecho da Aula Magna de Davi Kopenawa Yanomami na UFRR para refletir sobre a lógica das transformações (ou bipartições/bifurcações) indígenas, que continuam a ocorrer no meio universitário com o risco de este revelar-se um labirinto: um caminho tortuoso, perigoso e confuso como costuma ser a mente dos brancos. </p> João Francisco Kleba Lisboa Copyright (c) 2023 João Lisboa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/872 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Povos indígenas e pesquisa histórica: a importância da história oral indígena e de uma ética em pesquisa específica https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/893 <p>Este texto apresenta o marco teórico-metodológico de uma pesquisa de doutorado (2020) situada no campo da história da educação indígena. Discuto os princípios éticos que adotei e que foram definidos a partir das críticas e proposições de pesquisadores indígenas. Examino o uso da história oral junto aos povos indígenas e suas especificidades. Apresento o método conversacional que estabeleci para as entrevistas realizadas. Explico também por que decidi chamar os participantes da pesquisa de coautores e colaboradores. O texto evidencia a importância do uso da história oral para a realização de pesquisas históricas com povos indígenas e do estabelecimento de uma ética em pesquisa específica para trabalhar com estes povos, tendo como preocupação não apenas destacar a atuação dos indígenas nos processos históricos, mas também situá-los como protagonistas dos processos de pesquisa.</p> Juliana Schneider Medeiros Copyright (c) 2023 Juliana Schneider Medeiros https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/893 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Da invisibilidade à visibilidade da história do povo Guató no Pantanal https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/880 <p>Neste artigo o autor apresenta uma análise sobre o processo histórico de construção da invisibilidade do povo Guató na região brasileira do Pantanal, iniciado na década de 1920. A pesquisa está baseada no levantamento e análise de fontes escritas e no registro e interpretação da memória dos indígenas sobre sua história. O estudo aponta que o processo de invisibilidade é justificado pela ideia de “aculturação” e tem sido intencionalmente pensado e utilizado para justificar a violação de direitos, a formação da propriedade privada da terra e a constituição de unidades de conservação nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.</p> Jorge Eremites de Oliveira Copyright (c) 2023 Jorge Eremites de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/880 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Agrotóxico na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo): interfaces com os territórios indígenas e os polinizadores https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/924 <p>Objetiva-se refletir sobre os desafios contemporâneos na construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) e seus planos, bem como sua interface com uso dos agrotóxicos nos contextos territoriais indígenas e segurança alimentar, associada à conservação da biodiversidade, com ênfase nos polinizadores. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada no período de maio a outubro de 2022 nas bases da SciELO e do Google Acadêmico. Esse estudo estrutura-se em quatro fases: na primeira é evidenciada a Construção da Pnapo e seus Planapos I e II; a segunda traz uma reflexão sobre a Pnapo e o caso dos agrotóxicos; na terceira discute-se a relação da Pnapo com os territórios indígenas, o caso das zonas livres de agrotóxico e, por fim, a quarta tece considerações sobre a Pnapo e sua inserção na segurança alimentar com ênfase no serviço ecossistêmico dos polinizadores, na qual é questionado o papel dos agrotóxicos nessa relação. O estudo apontou a importância dos movimentos sociais na construção da Pnapo que, sob o marco da agroecologia (na revalorização do saber popular tradicional ou indígena), ressignificou a discussão de temas relevantes como a problemática dos agrotóxicos na expansão das monoculturas de exportações e a ingerência de zonas livres de agrotóxico em Territórios indígenas, além do comprometimento desses agroquímicos na proteção da biodiversidade e o (re)equilíbrio ecológico. Contudo, aponta-se incertezas no campo sociopolítico e econômico do país provocados pelas reformas ministeriais, legais e de saúde (Pandemia da Covid-19), foram os desafios contemporâneos que mais comprometeram a ação da Pnapo.</p> Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo, Wbaneide Martins de Andrade, Eliane Maria de Souza Nogueira Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo, Wbaneide Martins de Andrade, Eliane Maria de Souza Nogueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/924 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Acadêmicos indígenas no ensino superior: apresentando trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/909 <p>Partindo de experiências dos autores com povos indígenas no ensino superior, o artigo busca apresentar as trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica de acadêmicos indígenas que cursam ou cursaram graduação na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, Mato Grosso do Sul/Brasil. Fruto de reflexões de uma pesquisa em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq, o texto está amparado em estudos que estão marcados pelo pensamento de intelectuais que se orientam pela cosmovisão de populações tradicionais e que transitam pelos diferentes espaços escolares/acadêmicos e uma metodologia de caráter qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico para a produção dos dados, a observação e a entrevista com acadêmicos indígenas. O artigo procura contribuir para a troca de experiências universitárias e colaborar para a desestruturação de uma subalternização direcionada a estes povos, incentivando o protagonismo indígena no que se refere à representatividade social, política e acadêmica/científica, e ressaltando a presença indígena na universidade como fonte para a construção de saberes decolonizados e a possibilidade de criação de uma educação intercultural.</p> Carlos Magno Naglis Vieira; Gustavo dos Santos Souza; Eva Maria Luiz Ferreira Copyright (c) 2023 Carlos Magno Naglis Vieira; Gustavo dos Santos Souza; Eva Maria Luiz Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/909 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 Depois que chegaram os outros https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/902 <p>O trabalho iconográfico que segue, tem o objetivo de tecer caminhos por entre os horizontes de violência ocorridas no Tekoha Guapo`y Mirim Tujuky, no município de Amambai, Mato Grosso do Sul, no ano de 2022. Assim se provoca a comunidade científica, a partir de imagens de denúncias produzidas pela Aty Guasu, a Retomada Aty Jovem e a Kuñangue Aty Guasu, a pensar as realidades vividas dos Guarani e dos Kaiowá como contextos de emergências e desastres, e também a buscar saídas pelos escombros, a partir de pesquisas e ações com os movimentos sociais fundamentais para estes povos. </p> Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel Copyright (c) 2023 Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/902 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 A circulação da família guarani Sarate de Brum – o guatá entre Kajekue e a Colonia Fortuna’i, Paraguai, e Porto Lindo, Brasil https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/940 <p>É de conhecimento de todos que a vasta literatura sobre os Guarani considera o tema do <em>guata</em>, a mobilidade espacial guarani, como um aspecto recorrente. Este trabalho buscou descrever e analisar como se realiza o <em>guata </em>(caminhar, circular) entre os Guarani nas comunidades Colonia Fortuna’i (Paraguai) e Porto Lindo (Brasil), principalmente a partir de relatos de pessoas da minha família. Com esta pesquisa, também nos debruçamos para entender os impactos gerados nas pessoas que fazem essa circulação, no que se refere à documentação, denominação étnica, língua, forma de organização política das comunidades, práticas rituais, organização das famílias, acesso às políticas públicas e aos programas sociais, etc. Por este trabalho, consegui descrever as aldeias nas quais os Guarani da minha família circulam: onde ficam, como são organizadas, quais relações mantêm com as instituições dos <em>karai</em>. Além das leituras sobre o tema, conversei com os meus parentes, principalmente com meu pai, meu avô e minha mãe, e também examinei minhas próprias memórias e experiências. Considero a pesquisa muito importante, porque consegui organizar a história da caminhada da minha família.</p> Onésimo Sarate de Brum Copyright (c) 2023 Onésimo Sarate de Brum https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/940 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300