Algumas Considerações sobre a Educação da Criança Xavante

Autores

  • Martinho Tsire Edi Tsawewa Escola Estadual Indígena São José de Sangradouro, município de General Carneiro-MT
  • Alceu Zoia Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i30.379

Palavras-chave:

Xavante, crianças, educação indígena.

Resumo

Neste texto, buscamos destacar a educação da criança A’uwẽ (Xavante); para isso destacamos os elementos educativos desse povo, com ênfase para o processo de como acontece a educação da criança Xavante, a educação do menino, a educação da menina, a interação que acontece entre crianças, adulto e a comunidade, buscando compreender essa criança como sujeito de direitos e que se constitui nessa relação com os demais membros da comunidade e, também, na participação ativa nos rituais culturais que são marcadores de idades e grupos de pertencimento desses indivíduos no grupo.

 

Biografia do Autor

Martinho Tsire Edi Tsawewa, Escola Estadual Indígena São José de Sangradouro, município de General Carneiro-MT

Professor Xavante na aldeia Sangradouro, General Carneiro-MT, Mestre em Educação pela UNEMAT, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação, professor da Faculdade de Educação e Linguagem na área da Filosofia, professor do programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Diversidade, trabalhando preferencialmente com a Educação Indígena.

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Publicado

2016-07-11

Como Citar

Tsawewa, M. T. E., & Zoia, A. (2016). Algumas Considerações sobre a Educação da Criança Xavante. Tellus, (30). https://doi.org/10.20435/tellus.v0i30.379