O impacto da pandemia na educação escolar indígena da Aldeia Limão Verde no município de Aquidauana, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v21i46.786

Palavras-chave:

pandemia, educação escolar indígena, ensino, tecnologias

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar as dificuldades vivenciadas na educação escolar indígena no contexto das mudanças das aula presenciais para aulas remotas e  verificar como as Tecnologias da Informação e a Comunicação estão  sendo utilizadas por professores e alunos em tempos de pandemia. Para compreender a situação estudada, buscamos apoio nos seguintes campos teóricos: Estudos Culturais, Pós-Coloniais e no Grupo modernidade/Colonialidade e na Educação Problematizadora de Paulo Freire. Optamos por realizar uma pesquisa qualitativa. Como ferramenta utilizamos a entrevista estruturada. Dessa forma, entrevistamos o coordenador, os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e pais de alunos, da Escola Municipal Indígena Polo Lutuma Dias, a fim de compreender o impacto da Pandemia na educação das crianças. Diante do cenário exposto, nesse artigo, podemos considerar que os problemas educacionais não é responsabilidade da crise gerada pela covid-19. Os problemas da educação são gerados por políticas que reduzem o financiamento e investimento. Entretanto a pandemia visibilizou, escancarou as deficiências que as escolas possuem e isso deve ser visto como uma forma de somar esforços para mudança de realidade.

Biografia do Autor

Cibele Francelino Fialho , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Indígena Terena. Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Aquidauana, MS.

Aparecida de Sousa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional (UNITER), em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diferenças no Contexto do Ensino da História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiências pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Associação Novaandradinensse de Educação e Cultura (ANAEC). Professora voluntária na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Aquidauana, MS.

Elisangela Castedo Maria Do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Ensino de Ciências com área de concentração em Educação Ambiental (na área Indígena) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Responsável pelo educativo do Arquivo Público Estadual – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Campo Grande, MS.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Fialho , C. F. ., Santos, A. de S. dos ., & Do Nascimento, E. C. M. (2022). O impacto da pandemia na educação escolar indígena da Aldeia Limão Verde no município de Aquidauana, MS. Tellus, 21(46), 33–52. https://doi.org/10.20435/tellus.v21i46.786