Povos Indígenas, Saúde e Ditadura Indigenous Peoples, Health and Dictatorship
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v19i39.564Palavras-chave:
Povos Indígenas, Saúde, Ditadura, Política Indigenista.Resumo
Tomar a saúde como referência e analisar a História dos Povos Indígenas tendo por fonte os registros do Relatório Figueiredo é objetivo do artigo. Sabe-se que Jader de Figueiredo Correia não se preocupou com o tema saúde, entretanto os registros sobre as atrocidades cometidas, pelos funcionários do SPI, permitem verificar a precária assistência prestada, pela agência tutelar, às pessoas indígenas no período ditatorial, vivido no Brasil, na segunda metade do século XX. Mostrar a prática do genocídio praticado pela política indigenista que imbuída de “mentalidade empresarial” liberou às terras indígenas e produziu a dizimação de inúmeras etnias.
Referências
RELATÓRIO FIGUEIREDO: documento na íntegra. Boletim Combate Racismo Ambiental, 2013. “Síntese”. Disponível em: http://racismoambiental.net.br/2013/06/02/relatorio-figueiredo-documento-naintegra-7-mil-paginas-pdf-pode-agora-ser-baixado/. Acesso em: 1º jul. 2017.
VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas. A história de sangue e resistência indígenas na ditadura. São Paulo: Companhia de Letras, 2017