Concepções indígenas de infância no Brasil
Resumo
O artigo utiliza dados recentes de pesquisas antropológicas sobre crianças indígenas para analisar aspectos recorrentes das concepções indígenas sobre infância e desenvolvimento infantil. Ao identificar e analisar cinco desses aspectos recorrentes, o artigo aborda questões que vêm sendo exploradas na etnologia sobre a sociabilidade e o pensamento das populações das Terras Baixas da América do Sul, destacando concepções relativas à educação e à responsabilidade dos adultos nos cuidados com as crianças. Verifica-se que, ao contrário da a visão adultocêntrica do pensamento ocidental, o pensamento indígena coloca as crianças como mediadoras entre categorias cosmológicas de grande rendimento e reconhece nelas potencialidades que as permitem ocupar espaços de sujeitos plenos e produtores de sociabilidade.Downloads
Publicado
2014-11-24
Como Citar
Tassinari, A. (2014). Concepções indígenas de infância no Brasil. Tellus, (13), 11–25. Recuperado de https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/138
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.