Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Tellus está voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Seus objetivos são veicular materiais diversos relacionados à etnologia indígena ou estudos interdisciplinares que tenham interface com a antropologia; possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas; bem como, promover um maior intercâmbio do NEPPI com outras instituições de pesquisa.

Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser lido, baixado, copiado, distribuído e pesquisado desde que sejam respeitados os direitos autorais.

Indexada em:
Sumarios.org, Sumários de Revistas Brasileiras (www.sumarios.org)
Latindex, Directorio de publicaciones cientifi cas seriadas de America Latina, El Caribe, España y Portugal (www.latindex.org)
IUPERJ, Banco de Dados Bibliográficos do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (http://dataindice.iuperj.br/)
Clase - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades,  Universidad Nacional Autôno-ma de México (http://132.248.9.1:8991/F/-/?func=fi nd-b-0&local_base=CLA01)
IBSS - International Bibliography of the Social Sciences, The London School of Economics and Politi-cal Science (http://www.lse.ac.uk/collections/IBSS/)
HAPI - Hispanic American Periodicals Index, International Institute - University of California (http://hapi.ucla.edu/web/?token=69daf7174e1a601cf82fdb20d8dc15ac)

Processo de Avaliação pelos Pares

A aprovação para publicação ficará a critério do Conselho Editorial e de pareceristas ad hoc, após submissão à Comissão Editorial, que avaliará a adequação ao perfil e linha editorial da Revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Informações aos Autores

A Revista Tellus é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Está voltada para a publicação de trabalhos sobre as populações indígenas e as diversas temáticas que estejam imbricadas com estas populações, como: fronteiras, território, educação, saúde, relações étnico-raciais, colonização, modernidade, entre outros.

Seu objetivo é veicular materiais diversos, relacionados à etnologia indígena ou aos estudos interdisciplinares que tenham interface com as ciências que se relacionam com essa temática, e possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas.

Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser utilizado desde que sejam respeitados os direitos autorais.

Orientações Gerais:

1 A periodicidade da Revista Tellus é quadrimestral.

2 Todos os textos submetidos devem apresentar título em português e inglês.

3 A Revista Tellus aceita para publicação textos em que, necessariamente, um dos autores deverá ter o título de Mestre.

Destacamos que a autoria deve ser informada no sistema, para que se garanta a “Avaliação cega pelos pares”, ou seja, os arquivos não devem conter a informação dos autores.

4 Os trabalhos devem ser apresentados com seu conteúdo rigorosamente corrigido e revisado. A Revista Tellus não se responsabilizará pela revisão dos textos.

5 Os autores que publicarem textos na Revista Tellus só poderão publicar novamente após o período de um ano.

6 Formatos e Normas:

  1. O texto deve ser digitado em folha A4, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, as margens devem de ser 2cm, inferior e direita, e 3cm, superior e esquerda.
  2. As ilustrações (fotografias, gráficos, mapas, desenhos, entre outros) devem ser numeradas, tituladas e referenciadas, quando reproduzidas de outra fonte. Encaminhar no corpo do texto e submeter separadamente (documento suplementar) em arquivos de imagem (JPG, TIF, WMF ou EPS), numeradas na sequência em que aparecem (sem compressão) e resolução mínima de 300dpi no tamanho final pretendido para a publicação. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).
  3. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença, devem observar as normas técnicas da ABNT – NBR 10520, de agosto de 2002. Exemplo: Cadogan (1952, p. 20) ou (CADOGAN, 1952, p. 20).
  4. Nas citações indiretas (paráfrases) a indicação de página é opcional.
  5. As citações diretas com mais quatro linhas, devem ser destacadas no texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda e corpo menor de letra, sem aspas, com espaço simples. Transcrições de falas, independente do número de linhas, seguem o mesmo modelo.
  6. As notas explicativas devem constar no rodapé da página, em algarismos arábicos.
  7. As referências devem estar dispostas em ordem alfabética e seguir as Normas Técnicas da ABNT – NBR 6023, de agosto de 2002. 

1 Artigos:

Esta seção é composta por artigos inéditos, traduções de artigos ou ensaios bibliográficos. Os textos devem conter entre 5.000 e 10.000 palavras, limitados a 30 páginas e oito imagens, em língua portuguesa, incluindo, referências bibliográficas e notas de rodapé; resumo entre 100 e 250 palavras; abstract em inglês, acompanhado de três a cinco palavras-chave em português, inglês (keywords). As imagens devem ser inseridas no texto e enviadas em arquivos separados pelo sistema (jpeg, png, tif), como documento suplementar e com resolução de 300dpi.

2 Documento:

Divulga documentos históricos relevantes, atuais ou do passado, infográficos, relatos de eventos científicos ou de assembleias relacionadas à questão indígena. Devem ser acompanhados por uma apresentação da pesquisa, com até 250 palavras, do(s) referido(s) documento(s), bem como a transcrição do(s) mesmo(s) quando estiver(em) ilegível(is) ou manuscrito(s), e traduzido(s) para o português, quando se encontrar(em) em outra língua.

3 Escritos Indígenas:

Têm como objetivo publicar textos produzidos por autores indígenas, em português, ou na língua materna com tradução para o português, que abordem pontos de vista sobre questões históricas, relatem saberes, conhecimentos tradicionais, contos, entre outros. As publicações desta seção não precisam necessariamente seguir o rigor da metodologia científica exigido na publicação de artigos. É um espaço para que esses autores reproduzam narrativas diversas em estilo próprio. Pretende-se valorizar o estilo original de expressão dos autores. Deverão conter até 10.000 palavras. Nesta seção aceita-se a proposição do título do trabalho em língua materna.

4 Iconografia:

Esta seção tem como objetivo apresentar imagens e suas narrativas. A iconografia, entendida pela Tellus, se refere a um conjunto de imagens que são traduzidas e contextualizadas pelos autores que as publicam, em um processo dialético entre imagem e texto. Nesse sentido, a seção pretende “traduzir” informações icônicas aos leitores, sendo elas: reprodução de fotografias, desenhos e obras de arte, entre outros. Deverão apresentar a referência completa da(s) obra(s) veiculada(s), especificando: autor(es), título, local, data e características físicas do objeto (se for o caso). O texto que apresenta o documento iconográfico, deve conter até 2.000 palavras, em língua portuguesa, incluindo referências e notas de rodapé; e resumo entre 100 e 250 palavras em português e inglês (abstract), acompanhado de três a cinco palavras-chave (keywords).

5 Entrevista:

As Entrevistas devem ser com pessoas que têm se dedicado a pensar, a produzir e a vivenciar questões que se relacionam com os povos indígenas. A Revista Tellus entende que a abertura desse espaço deve ser dada também a pensadores tradicionais que não navegam pelo ambiente acadêmico. Os textos devem ser acompanhados por uma apresentação sobre o entrevistado.

6 Colloquium

Seção que tem como objetivo publicar artigos que dialoguem conceitualmente com a temática indígena, em todas as áreas do conhecimento.

7 Resenhas:

As Resenhas não devem ultrapassar 3.000 palavras. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra. As obras resenhadas devem se relacionar com o foco e o escopo da revista.

 

 

Histórico do periódico

O NEPPI foi criado em 1995, com a finalidade de articular os vários programas e projetos desenvolvidos pela UCDB direcionados às populações indígenas de Mato Grosso de Sul e Mato Grosso. Desde então, assume como tarefa implementar um trabalho de pesquisa interdisciplinar consistente, tendo em vista, além da produção de conhecimento, o desenvolvimento de atividades de extensão e o estímulo ao diálogo entre povos indígenas, comunidade científica, órgãos públicos, organizações não governamentais e outros setores da sociedade civil.

Indexada em:

Sumarios.org, Sumários de Revistas Brasileiras (www.sumarios.org)
Latindex, Directorio de publicaciones cientificas seriadas de America Latina, El Caribe, España y Portugal (www.latindex.org)
IUPERJ, Banco de Dados Bibliográfi cos do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (http://dataindice.iuperj.br/)
Clase, Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Nacional Autônoma de México (http://132.248.9.1:8991/F/-/?func=fi nd-b-0&local_base=CLA01)
IBSS, International Bibliography of the Social Sciences, The London School of Economics and Political Science (http://www.lse.ac.uk/collections/IBSS/)
HAPI, Hispanic American Periodicals Index, International Institute - University of California (http://hapi.ucla.edu/web/?token=69daf7174e1a601cf82fdb20d8dc15ac)