Educação e desenvolvimento: uma parceria necessária na construção da emancipação sociocultural das populações indígenas
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i12.134Resumo
O presente trabalho aborda o tema desenvolvimento e educação, questiona a forma como ainda se apresentam projetos na área, preocupados com a produção e não com as pessoas, principalmente quando se trata de planos e estratégias de desenvolvimento voltados para as populações indígenas. Traz e analisa a concepção atual de desenvolvimento, cujo processo deve estar centrado no ser humano, na busca por uma maior qualidade de vida. Nessa perspectiva, o desenvolvimento implica a formação e educação da própria comunidade em matéria de cultura, capacidades, competências e habilidades que permitam a ela mesma, evidentemente com a ajuda de agentes e fatores externos, agenciar e gerenciar seu processo de desenvolvimento. Nesse contexto, a escola, por meio da educação escolar, pode ser um espaço de fronteira, fazendo as conexões entre mundos diferentes, ou seja, promotora de uma relação intercultural de respeito, autonomia e desenvolvimento.Downloads
Publicado
2014-11-21
Como Citar
Brostolin, M. R. (2014). Educação e desenvolvimento: uma parceria necessária na construção da emancipação sociocultural das populações indígenas. Tellus, (12), 103–114. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i12.134
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.