Convívio de alunos indígenas e alunos não indígenas em uma escola indígena: um encontro de culturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.935

Palavras-chave:

escola indígena, cultura, Macuxi, Wapichana

Resumo

O objetivo principal da investigação que resultou neste artigo foi analisar a relação no convívio de alunos indígenas e alunos não indígenas em uma escola indígena na comunidade Três Corações, no município de Amajari, no estado brasileiro de Roraima, que atende a alunos indígenas das etnias Macuxi e Wapichana. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa de estudo de caso, na qual os instrumentos de investigação utilizados foram entrevista semiestruturada e observação participante. Foram entrevistados alunos indígenas, Macuxi, Wapichana, alunos não indígenas, professores indígenas, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica da escola, para saber como é a relação no ambiente escolar, no convívio das duas culturas, indígena e não indígena, e como isso pode repercutir nos processos de ensino e de aprendizagem na escola. Os resultados obtidos mostram que a inclusão de estudantes não indígenas na escola indígena, que nesse caso é motivada por uma necessidade, vai ao encontro de uma boa harmonia entre os povos e ao reconhecimento da importância de qualquer cultura e do respeito mútuo entre todas.

Biografia do Autor

Sandra Maria Nascimento de Mattos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Jose Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Aldenor Araujo da Silva, Instituto Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Instituto Federal de Roraima.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Nascimento de Mattos, S. M., Linhares de Mattos, J. R., & Araujo da Silva, A. (2024). Convívio de alunos indígenas e alunos não indígenas em uma escola indígena: um encontro de culturas. Tellus, 24(52), 39–62. https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.935