Balanço da educação escolar indígena no município de Dourados

Autores

  • Renata Lourenço Girotto

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i11.106

Resumo

O artigo procura demonstrar alguns aspectos do processo de educação escolar indígena em Dourados, MS. De uma política educacional de caráter integracionista e disciplinadora, com vistas a garantir o prosseguimento do processo civilizatório de cunho capitalista, intentam se novas possibilidades de conquista da escola por parte dos indígenas, voltadas para projetos políticos de afirmação étnica. A experiência destes, especialmente na Reserva de Dourados, assume particularidades especiais porque ela se caracteriza como uma comunidade multiétnica, que abriga índios de três etnias, o que envolve disputas inter-étnicas, diferenças sócio-econômicas e culturais, que se manifestam de formas diversas na escola e requerem uma multiplicidade de estratégias para ampliar a capacidade de ação dos professores e da comunidade escolar como um todo.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Girotto, R. L. (2014). Balanço da educação escolar indígena no município de Dourados. Tellus, (11), 77–103. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i11.106

Edição

Seção

Artigos