Narrativas imagéticas de crianças Mẽbêngôkre-Kayapó: educação indígena e educação escolar indígena na aldeia Gorotire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.805

Palavras-chave:

educação, Mẽbêngôkre-Kayapó;, crianças indígenas, desenhos, narrativas visuais

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa que tematiza a educação escolar indígena e  objetiva deslindar percepções imagéticas de aprendizagens da educação indígena e educação escolar indígena, representadas por crianças Mẽbêngôkre-Kayapó em processo de escolarização na aldeia Gorotire, localizada no município de Cumaru do Norte, PA, à luz da análise de imagem de oito desenhos criados pelas crianças, com interlocuções de narrativas orais de seis Mẽbêngôkre-Kayapó adultos escolarizados. As crianças interpretam e representam as aprendizagens da educação indígena e escolar de maneira bem distinta. Para elas, a educação indígena Mẽbêngôkre-Kayapó é significada pelo pertencimento ao território, integração com o meio ambiente, cotidiano familiar e comunitário, tradição cultural e realização de atividades desempenhadas entre homens e mulheres, ao passo que, na educação escolar indígena, as aprendizagens são reveladas no contexto educacional ocidental, com atividades coletivas desenvolvidas no mesmo espaço e tempo. Embora essas aprendizagens estejam presentes no mesmo território, percebe-se que elas não se comunicam, uma vez que o tracejo que compõe os desenhos criados sugerem que não há o entrelaçamento oriundo de cada processo educacional.

Biografia do Autor

Leni Barbosa Feitosa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestra em Educação pela UFT, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro efetivo da agremiação de escritores e escritoras da Academia Redencense de Letras (ARL). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Social (GEPES), linha de pesquisa: Educação Indígena na Amazônia Paraense/Universidade do Estado do Pará (UEPA); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR), linha de pesquisa: Educação, Diversidade e Interculturalidade na UFT; Grupo de Estudos e Pesquisas Territórios Indígenas e Etno-Envolvimento (GPTIE), linha de pesquisa: Educação Escolar Indígena/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFTO).

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Ciências Naturais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduação em Matemática pela Universidade do Contestado (UnC). Professor associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor e orientador nos programas de mestrados acadêmico e profissional em Educação na UFT, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) − Associação Plena em Rede. Coordenador estadual da REAMEC. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica, educação do campo, educação de jovens e adultos e educação escolar indígena.

Referências

ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi. Relações de poder no cotidiano escolar: análise e reflexões da relação aluno-escola. Revista Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 274-85, jul./dez. 2014.

BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgar Teodoro da. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BECHARA, Evanildo. Dicionário escolar da academia brasileira de letras: língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.

BRASIL. Parecer CEB nº 14 de 14 de setembro de 1999. Aprecia as diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb014_99.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

CARNEIRO, Roberta Pizzio. Reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem na perspectiva freiriana e biocêntrica. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, p. 1-18, dez. 2012. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article /view/ 145/86. Acesso em: 28 maio 2018.

COHN, Clarice. A criança, o aprendizado e a socialização na antropologia. In: SILVA, Aracy Lopes da; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva. NUNES, Angela (Org.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.

BOOTH, Wayne; COLOMB, Gregory; WILLIAMS, Joseph. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FEITOSA, Leni Barbosa. VIZOLLI, Idemar. Escolarização indígena Mẽbêngôkre-Kayapó Kayapó Gorotire. Revista de Educação, Santa Maria, v. 44, p. 1-25, mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35043. Acesso em: 13 set. 2019.

FEITOSA, Leni Barbosa. VIZOLLI, Idemar. O Dueto: educação indígena e educação escolar indígena. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 2., ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO OESTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 7., Anais [...] Palmas: UFT, 2017. p. 315-31.

FERNANDES, Florestan. A investigação etnológica no Brasil e outros ensaios. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Disponível em: http://www.funai.org.br. Acesso em: 03 jan. 2020.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. A educação indígena na academia: inventário comentado de dissertações e teses sobre educação escolar indígena no Brasil (1978-2002). Revista Em Aberto, Brasília, v. 20, n. 76, p. 197-238, fev. 2003. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view. Acesso em: 18 set. 2019.

INGLEZ DE SOUSA, Cássio Noronha. Aprendendo a viver junto: reflexões sobre a experiência escolar Kayapó – Gorotire. In: SILVA, Lopes da Silva. FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2 ed. São Paulo: Global, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Censo Demográfico: resultados preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 08 dez. 2020.

LEA, Vanessa. Riquezas intangíveis de pessoas partíveis: os Mẽbêngôkre-Kayapó (Kayapó) do Brasil Central. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fapesp, 2012.

MELIÀ. Bartolomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

NUNES. Raimunda da Silva. Olhando a escola: concepções sobre a educação escolar da comunidade indígena Kayapó. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/2715/TESE.pdf. Acesso em: 14 mai. 2018.

OLIVEIRA, Jasom. Da negação ao reconhecimento a educação escolar indígena e a educação intercultural: implicações, desafios e perspectiva. 155 f. Dissertação (Mestrado em

Teologia) - Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola superior de Teologia, São Leopoldo, 2012. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/BR-lFE/322/Oliveira_j_tm255revisado.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 dez. 2020.

RICHTER, Sandra. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SILVA. Sergio Baptista da. Contato Interétnico e dinâmica sociocultural: os casos Guarani e Kaingang. In: BERGAMASCHI, Maria Aparecida; ZEN, Maria Izabel Habckost Dalla; XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas (Org.). Povos indígenas e educação. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

SOUZA, Elisabeth Cristina Siel; PAIVA, Ignês Tereza Peixoto de. O processo de ensino/

aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCARE, 11., 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Pontífica Universidade Católica do Paraná, 2013.

TASSINARI, Antonela Maria Imperatriz. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, Aracy Lopes; FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

VIEIRA, I. F. Educação escolar indígena: as vozes Guarani sobre a escola na aldeia.

Dissertação em Educação. 2006, f.183. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/75514. Acesso em: 12 dez. 2020.

VIDAL, Lux. A pintura corporal e a arte gráfica entre os Kayapó-Xikrin do Cateté. In: VIDAL, Lux Boelitz. (Org.). Grafismo indígena. São Paulo: Nobel, 1992. p. 143-89.

Fontes Orais

KAYAPÓ, Bepmoti. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 14 ago. 2016.

KAYAPÓ, Takakmakor. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 14 ago. 2017.

KAYAPÓ, Kamrôre. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 16 ago. 2017.

KAYAPÓ, Kôkôrêti. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 10 ago. 2017.

KAYAPÓ, Mry-re. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

KAYAPÓ, Mry-re. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 16 ago. 2017.

KAYAPÓ, Tumre. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

KAYAPÓ, Tumre. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 18 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Feitosa, L. B., & Vizolli, I. . (2022). Narrativas imagéticas de crianças Mẽbêngôkre-Kayapó: educação indígena e educação escolar indígena na aldeia Gorotire . Tellus, 22(47), 109–136. https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.805