O que pesquisas brasileiras sobre educação escolar indígena revelam?
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i29.361Resumen
O presente trabalho é um artigo de revisão bibliográfica baseado em um levantamento realizado em 2014 junto a Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre o estado do conhecimento na temática da escolarização e da educação escolar indígena. O artigo tem como objetivo compreender como está configurado esse campo de pesquisa a partir das produções realizadas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. Entre os resultados obtidos, percebe-se que há poucos trabalhos na área de Psicologia que tratam da escolarização e da educação escolar indígena e que apesar das dificuldades e contradições que a educação escolar indígena apresenta em diferentes contextos no âmbito nacional, os povos indígenas ouvidos atribuem um grande valor à escola, lutando e querendo essa instituição em suas aldeias, como elemento fundamental para o fortalecimento de sua identidade.Descargas
Publicado
2016-02-22
Cómo citar
Oliveira, A. D. de, & Zibetti, M. L. T. (2016). O que pesquisas brasileiras sobre educação escolar indígena revelam?. Tellus, (29), 87–112. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i29.361
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.