Sul Global em luta antirracista: abrindo caminhos digitais para a erradicação do racismo na educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.998

Palabras clave:

Sul Global, educação online, racismo, educação superior, interseccionalidade

Resumen

A finalidade deste artigo é discutir, de forma integrada, ações escolhidas pela sua significatividade, selecionadas a partir das propostas de ações de dois ciclos da ação voltada para a eliminação do Racismo no Ensino Superior, no âmbito da campanha coordenada pela Cátedra UNESCO Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina/UNTREF nos períodos de setembro a dezembro de 2020 (primeiro ciclo) e de outubro a dezembro de 2021 (segundo ciclo). Durante o primeiro ciclo foram abordadas diversas ações inter-institucionais em uma rede que envolveu países como Brasil, Guiné Bissau e Argentina. Todas as ações foram tangenciadas pela discussão antirracista em perspectiva decolonizadora, internacional, intercultural e plurilíngue. Durante o segundo ciclo, o foco esteve na luta antirracista vinculada à comunidade Surda do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Refletimos sobre a importância de tecermos pontes críticas na construção de reflexões  sobre  o  racismo  que sejam capazes de evidenciar os outros aspectos do pertencimento identitário em perspectiva interseccional - deficiências, gênero, nação, dentre outras.

Biografía del autor/a

Jenipher Alyssa de Lima Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), na Linha de Pesquisa "Educação e Inclusão em Contextos Educacionais". Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretora adjunta de Formação Educacional da Associação de Surdos de Natal - ASNAT.

Ana Patricia Marcos Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Substituta, Departamento de Letras, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) na UFRN.

Ana Gretel Echazú Böschemeier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutorado em Doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta, Departamento de Antropologia/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Rute Régis de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, Universidade Potiguar (UNP).

Taízia Tassia dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduanda em Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) pela Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Breno da Silva Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto, Departamento de Comunicação Social (DECOM)/UFRN.

Ezequiel Adney Lima da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professor Adjunto, Departamento de Letras, Curso de Letra-Libras/ Língua Portuguesa/CCHLA/UFRN.

Peti Mama Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Palmares, Ceará, Brasil.

Mestrado em Antropologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professora Substituta, Instituto de Humanidades-IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus Palmares, Ceará.

Lucrecia Raquel Greco, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Antropóloga. Bolsista de pós-doutorado na Universidade Federal do Maranhão.

Julia Broguet, Universidad Nacional de Rosario, Rosário, Argentina.

Antropóloga. Pesquisadora assistente do Instituto Regional de Pesquisas Sócio-Históricas (CONICET-UNR). Professor Assistente, Faculdade de Ciências Humanas e Letras, Universidade Nacional de Rosário (UNR), Argentina.

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Silva, J. A. de L., Barbosa, A. P. M., Böschemeier, A. G. E., Melo, R. R. de ., Santos, T. T. dos, Carvalho, B. da S., Paixão, E. A. L. da ., Gomes, P. M. ., Greco, L. R. ., & Broguet, J. . (2024). Sul Global em luta antirracista: abrindo caminhos digitais para a erradicação do racismo na educação superior. Tellus, 24(52), 299–33. https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.998

Número

Sección

Dossiê: Campanhas pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina (Cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências indígenas e afrodescendentes (Período 2020-2022)