O Estado brasileiro e a educação (escolar) indígena: um olhar sobre o plano nacional de educação
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i2.15Resumo
O trabalho apresenta uma análise da temática da educação escolar indígena no Plano Nacional de Educação - PNE, inserindo-a na história das relações políticas que se estabeleceram entre o Estado nacional e os povos nativos do continente, contexto no qual se localiza a discussão sobre o papel, dever e responsabilidades do Estado quanto aos povos indígenas, interessando, neste caso, em particular, o direito à educação escolar. Enfoca alguns pressupostos indígenas sobre educação e escola; o processo de elaboração de propostas parao PNE e seu resultado; os conflitos, dilemas e contradições na construção de uma política pública alterativa. Chega à conclusão que as 21 metas estabelecidas,longe de contribuírem na superação do enorme “fosso” existente entre os novos preceitos constitucionais e a realidade das escolas indígenas, poderão funcionar como obstáculos ao avanço de processos indígenas de construção e consolidação de suas escolas, significando assim um tipo de recuo nos direitos indígenas.Downloads
Publicado
2014-11-18
Como Citar
da Silva, R. H. D. (2014). O Estado brasileiro e a educação (escolar) indígena: um olhar sobre o plano nacional de educação. Tellus, (2), 123–136. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i2.15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.