Desconstruindo estereótipos: apontamentos em prol de uma prática educativa comprometida eticamente com a temática indígena

Autores

  • Ana Paula Gomes Mancini

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.185

Resumo

O estereótipo e o preconceito, construídos historicamente, têm marcado profundamente a maneira como o índio tem sido representado na/pela sociedade brasileira. Pensar a temática indígena na educação implica desconstruir os equívocos geradores de preconceitos reproduzidos historicamente em diversos espaços educativos. Esta vertente nos remete a uma região de pesquisa que tem buscado dar visibilidade aos indígenas como sujeitos da história, enquanto grupos/povos etnicamentee socio culturalmente diferenciados. Propiciar a reflexão e a tomada de atitudes mais positivas em torno do assunto é o objetivo deste trabalho o qual se propõe a discutir alguns estereótipos e preconceitos mais recorrentes sobre os indígenas mediante a leitura crítica de situações do cotidiano embasada pela apresentação de referencial bibliográfico sobre a questão.

Downloads

Publicado

2014-11-25

Como Citar

Mancini, A. P. G. (2014). Desconstruindo estereótipos: apontamentos em prol de uma prática educativa comprometida eticamente com a temática indígena. Tellus, (16), 181–206. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.185

Edição

Seção

Artigos