O Movimento de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá: luta pelo direito de ser Guarani a partir de uma escola indígena - de 1988 a 2000

Autores

  • Renata Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i21.246

Resumo

No presente artigo, evidenciamos parte de uma pesquisa de mestrado que versou sobre o processo de organização do Movimento de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá no estado de Mato Grossodo Sul, de 1988 a 2000. Essa investigação situou-se num contexto teórico-prático em que se entre cruzaram a História, a Educação e o movimento indígena. Com base em documentos escritos e orais, avaliamos o feito e o dito sobre o Movimento, na percepção dos próprios professores indígenas, bem como os reflexos na prática política e educacional no período em questão, estabelecendo-se um balanço quanto às conquistas e às perspectivas para o futuro.

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Publicado

2014-11-28

Como Citar

Lourenço, R. (2014). O Movimento de Professores Indígenas Guarani/Kaiowá: luta pelo direito de ser Guarani a partir de uma escola indígena - de 1988 a 2000. Tellus, (21), 149–171. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i21.246