A RELAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGENA EM SITUAÇÃO DE ACAMPAMENTO NO TERRITÓRIO

Autores

  • Wellington Luiz Marchi
  • Alvaro Banducci Jr. Professor da UFMS, Centro de ciências Humanas e Sociais

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo um registro antropológico, por meio do recurso fotográfico das crianças Guarani e Kaiowá, que vivem em situação de acampamento na região sul do Estado de Mato Grosso do Sul, em sua relação com o território de ocupação coletiva. As áreas indígenas que foram pesquisadas são, especificamente, a de Laranjeira Ñanderu, Curral do Arame (Apykaí) e Prakurity. O cotidiano das crianças Guarani e Kaiowá que vivem fora de seus tekoha, foram registrados no contexto de suas moradias, da casa de reza, das áreas em comum e o deslocamento involuntário com o processo de readaptação aos espaços até então provisórios, provenientes de ordem judicial, que é experimentado e articulado pelas crianças da área Laranjeira Ñanderu e do assentamento de beira de estrada, área Curral do Arame. O trabalho aqui apresentado tem como aspecto inovador e relevante a proposta de registro fotográfico do relacionamento da criança com o território, a partir do qual se produzirá a análise acerca da relação espaço e universo infantil em situação de acampamento indígena.

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Publicado

2015-03-11

Como Citar

Marchi, W. L., & Banducci Jr., A. (2015). A RELAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGENA EM SITUAÇÃO DE ACAMPAMENTO NO TERRITÓRIO. Tellus, (26), 161–176. Recuperado de https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/321

Edição

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