Transformação da vida de um menino tuyuka no internato salesiano de Pari-Cachoeira: leitura antropológica do internato como uma estrutura total (1970-1979)

Autores

  • Justino Sarmento Rezende É indígena do povo Ʉtãpinopona-Tuyuka, nascido na aldeia Onça-Igarapé (1961), distrito de Pari-Cachoeira, município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. É salesiano e padre. Graduado em Filosofia (UCB/DF); Bacharél em Teologia (FTNSA/SP) e Mestre em Educação (UCDB/MS). E-mail: justinosdb@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v18i37.520

Palavras-chave:

Educação indígena, educação escolar, processo civilizatório.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever a vida de um menino tuyuka dentro do processo de educação no internato salesiano de Pari-Cachoeira, no município de São Gabriel da Cachoeira, AM, no período de 1970-1979. A educação de crianças, adolescentes e jovens indígenas dentro de uma estrutura total transforma-os em indígenas com outros ideais diferentes de seus povos. Os estudos de Erving Goffman sobre estrutura total, os estudos de escritores indigenistas e indígenas sobre a dinâmica de internatos na região do alto rio Negro fundamentam o trabalho. 

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Rezende, J. S. (2018). Transformação da vida de um menino tuyuka no internato salesiano de Pari-Cachoeira: leitura antropológica do internato como uma estrutura total (1970-1979). Tellus, 18(37), p. 89–104. https://doi.org/10.20435/tellus.v18i37.520