Entrevista - Antônio Brand

  • Oswaldo Ribeiro da Silva Docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
  • Cristina Ramos da Silva Ribeiro Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Resumo

Nos meses de agosto e setembro de 2010, acadêmicos e professores do Curso de Jornalismo da UCDB produziram conteúdos sonoros para trinta e seis radio-documentários, com duração de 10 minutos cada, denominados “Índio Urbano”. O projeto radiofônico foi um dos vencedores do prêmio Roquette-Pinto, promovido pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), que teve apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras. O historiador e pesquisador Antônio Brand foi um dos entrevistados e participou com seus depoimentos em grande parte dos programas produzidos. Abaixo, a transcrição da entrevista completa, e inédita, concedida à equipe de produção. Na conversa, o pesquisador comenta o tema principal da produção radiofônica, aborda vários aspectos da população indígena Terena que vive em ambiente urbano na Aldeia Marçal de Souza em Campo Grande (MS), a figura da mulher indígena, lembra das primeiras defesas de dissertações de mestrado realizadas em aldeias e relata parte de sua trajetória de pesquisa. A entrevista de quase uma década apresenta uma atualidade bastante relevante com relação às questões indígenas no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil. 

Biografia do Autor

Oswaldo Ribeiro da Silva, Docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Graduado em Jornalismo (UFMS-1995); Especialista em Imagem e Som (UFMS-2001); Mestre em Ciência da Informação (UnB-2006); Doutor em Educação (UFMS-2014); Bolsista PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES-UFMS-2017-2019) e Docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). E-mail:oswaldoribeiro@globo.com

Cristina Ramos da Silva Ribeiro, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Indígena Terena, Cristina Ramos da Silva Ribeiro é graduada em Jornalismo (UFMS-1998); Graduada em Letras (UCDB-2018); Especialista em Teorias e Práticas do Jornalismo (Uniderp-2006) e Mestra em Estudos de Linguagens (UFMS-2012).  

Publicado
2019-04-15
Seção
Entrevista