Corpos, pinturas e saberes Gavião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.717

Palavras-chave:

pintura corporal, parentesco, criança, Gavião Pyhcop Catiji

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem sobre as pinturas corporais dos povos Jê, especificamente dos Gavião Pyhcop Catiji. Partindo de uma etnografia com este povo e de fotos produzidas durante a Ação Saberes Indígenas na Escola/Ministério da Educação (MEC) em 2019, abordamos o esforço dedicado sobre a superfície da pele que visa a humanização do corpo das crianças. Na realização das pinturas corporais, pigmentos e penas de pássaros assumem uma posição decisiva na dinâmica da fabricação da semelhança e da diferença presente no processo do parentesco. Nos rituais e em práticas cotidianas, a sobreposição de pigmentos e penas sobre a superfície da pele das crianças torna-as, gradativamente, membro social e sujeito pleno nas interações com seres de distintas agencialidades das quais depende o futuro de todo o povo Gavião.

Biografia do Autor

Emilene Leite Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Sociologia pela UFPB. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Karitânia dos Santos Araújo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-graduanda em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão Atua como pesquisadora na UFMA. Desempenha função de técnica da Educação Escolar Indígena na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e Supervisora da Ação Saberes Indígenas na Escola.

Cleverson Daniel Rodrigues Sena, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é jornalista em Imperatriz, MA.

Lucyávila de Carvalho Sousa, Universidade Ceuma (UNICEUMA)

Graduada em Licenciatura em Educação Física. Atualmente é professora em São Luís, MA.

Maycon Henrique Franzoi de Melo, Universidade Ceuma (UNICEUMA)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente na Universidade CEUMA (UNICEUMA).

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Sousa, E. L., dos Santos Araújo, K., Daniel Rodrigues Sena, C. ., de Carvalho Sousa, L. ., & Henrique Franzoi de Melo, M. . (2021). Corpos, pinturas e saberes Gavião . Tellus, (44), 113–125. https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.717

Edição

Seção

Iconografia