A integração de povos indígenas através de projetos de desenvolvimento comunitário: a política indigenista da FUNAI em finais dos anos de 1970 e início dos anos 1980

Palavras-chave: Kaiowá, economia, resistência, projetos de desenvolvimento

Resumo

O que apresento para esse dossiê é o Capítulo IV da minha dissertação de mestrado, intitulada Os Kaiowá e a ideologia dos projetos econômicos; juntamente com meu orientador, Mércio Pereira Gomes, fizemos uma incursão à política indigenista na década de 1970, cuja ênfase era na integração dos povos indígenas brasileiros ao mercado nacional. O conceito de aculturação fornecia a ótica a partir da qual as estratégias eram estruturadas. A partir das reflexões sobre o propósito de integração, lanço um olhar rápido sobre a política indigenista do governo atual.

Biografia do Autor

Joana A. Fernandes Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Graduada em Ciências Sociais pela UNICAMP.  Atualmente é professora titular aposentada, colaboradora do programa de pós-graduação em Antropologia Social e do curso de formação de professores indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

BRIGHENTI, Clovis. Violência e desenvolvimento: o desenvolvimento versus os povos indígenas. In: CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO [CIMI]. Relatório: violência contra os povos indígenas no Brasil. Brasília: CIMI, 2015.

CAIXETA, Fernando. Mourão sobre povos indígenas: “vivem em terras ricas como mendigos”. Metrópoles, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/mourao-sobre-povos-indigenas-vivem-em-terras-ricas-como-mendigos. Acesso em: 23 jul. 2021.

FUNAI. Assessoria de Planejamento e Coordenação. Projeto de desenvolvimento integrado de Panambi, ano agrícola 79/80 e 81/82. Brasília: Ministério do Interior/FUNAI, 1982.

FUNAI. O índio e a ação da FUNAI. In: SEMANA DO ÍNDIO, 13-19 abr. 1981, Campo Grande, MS. Anais [...]. Campo Grande: 9a Delegacia Regional da FUNAI; Ministério do Interior; Governo de Mato Grosso do Sul, 1981.

FUNAI. Assessoria de Planejamento e Coordenação. Projetos elaborados safra de 1979/80. Brasília: Ministério do Interior/FUNAI, 1980.

FUNAI. Nova Filosofia. Boletim informativo da FUNAI, Brasília, ano 5, n. 17, 1976.

FUNAI. Desenvolvimento de projetos agropecuários nas áreas indígenas. Boletim Informativo da FUNAI, Brasília, ano 2, n. 8, 1973.

MEILLASSOUX, Claude. Mujeres, graneros y capitales: economia doméstica y capitalismo. Madrid: Siglo Veinteuno, 1977.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. A sociologia do Brasil indígena. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

SILVA, Joana A. Fernandes. Os Kaiowá e a ideologia dos projetos econômicos. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNICAMP, Campinas, 1982.

SURVIVAL. O que Jair Bolsonaro, Presidente-eleito, disse sobre os povos indígenas do Brasil. Survival, Goiânia, 2020. Artigos. Disponível em: https://www.survivalbrasil.org/artigos/3543-Bolsonaro. Acesso em: 23 jul. 2021.

Publicado
2021-08-16
Seção
Dossiê: Povos Indígenas, Populações Tradicionais e os Estudos Críticos do Desenv