Depois que chegaram os outros
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.902Palavras-chave:
os Guarani e os Kaiowá, desastres, emergências, Tekoha Guapo`y Mirim TujuryResumo
O trabalho iconográfico que segue, tem o objetivo de tecer caminhos por entre os horizontes de violência ocorridas no Tekoha Guapo`y Mirim Tujuky, no município de Amambai, Mato Grosso do Sul, no ano de 2022. Assim se provoca a comunidade científica, a partir de imagens de denúncias produzidas pela Aty Guasu, a Retomada Aty Jovem e a Kuñangue Aty Guasu, a pensar as realidades vividas dos Guarani e dos Kaiowá como contextos de emergências e desastres, e também a buscar saídas pelos escombros, a partir de pesquisas e ações com os movimentos sociais fundamentais para estes povos.
Referências
BENITES, E. A Busca do Teko Araguyje (Jeito Sagrado de Ser) nas Retomadas Territoriais Guarani e Kaiowá. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, 2021
BENITES, E.; PEREIRA, L. Os conhecimentos dos guardiões dos modos de ser – Teko Jará – habitantes de patamares de existência tangíveis e intangíveis e a produção dos coletivos Kaiowá e Guarani. Tellus, Campo Grande, ano 21, n. 44, p. 195-226, 2021 .
BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da palavra. 1997. 405p. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
CHAPARRO, Y.; MACIEL, J. Este é o nosso corpo, a terra: caminhos e palavras Avá Guarani/Ñandéva para além do fim do mundo. Ponta Grossa: Editora Monstro dos Mares, 2019.
GUATTARI, F. As três ecologias. 21. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos. 4. reimp. Rio de Janeiro, Editora 34, 2008.
MELIÀ, B. Caminho Guarani, guarani rape: de lejos venimos hacia más lejos caminamos, mombyrygui niko jaju mombyryvénte ko Jaguata. Asunción: CEPAG, 2016.
RODRIGUES, E.; CHAPARRO, Y. Modos de Existir e Mitos Guarani Nhandeva: palavras que seguram os mundos. Paraíba: Editora Terra Sem Amos, 2022.
TAUSSIG, M. Xamanismo, Colonialismo e o Homem Selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.