Depois que chegaram os outros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.902

Palavras-chave:

os Guarani e os Kaiowá, desastres, emergências, Tekoha Guapo`y Mirim Tujury

Resumo

O trabalho iconográfico que segue, tem o objetivo de tecer caminhos por entre os horizontes de violência ocorridas no Tekoha Guapo`y Mirim Tujuky, no município de Amambai, Mato Grosso do Sul, no ano de 2022. Assim se provoca a comunidade científica, a partir de imagens de denúncias produzidas pela Aty Guasu, a Retomada Aty Jovem e a Kuñangue Aty Guasu, a pensar as realidades vividas dos Guarani e dos Kaiowá como contextos de emergências e desastres, e também a buscar saídas pelos escombros, a partir de pesquisas e ações com os movimentos sociais fundamentais para estes povos. 

Biografia do Autor

Yan Leite Chaparro, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutorando e mestre em desenvolvimento local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos do Desenvolvimento/CNPq, do Laboratório de Humanidades/Labuh e do Grupo de Estudos Filosofia Ameríndias/OuVi. Psicologo e Pesquisador.

Josemar de Campos Maciel, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestre em psicologia pela UCDB. Graduado em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT). Professor no Mestrado em Desenvolvimento Local na UCDB.

Referências

BENITES, E. A Busca do Teko Araguyje (Jeito Sagrado de Ser) nas Retomadas Territoriais Guarani e Kaiowá. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, 2021

BENITES, E.; PEREIRA, L. Os conhecimentos dos guardiões dos modos de ser – Teko Jará – habitantes de patamares de existência tangíveis e intangíveis e a produção dos coletivos Kaiowá e Guarani. Tellus, Campo Grande, ano 21, n. 44, p. 195-226, 2021 .

BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da palavra. 1997. 405p. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

CHAPARRO, Y.; MACIEL, J. Este é o nosso corpo, a terra: caminhos e palavras Avá Guarani/Ñandéva para além do fim do mundo. Ponta Grossa: Editora Monstro dos Mares, 2019.

GUATTARI, F. As três ecologias. 21. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos. 4. reimp. Rio de Janeiro, Editora 34, 2008.

MELIÀ, B. Caminho Guarani, guarani rape: de lejos venimos hacia más lejos caminamos, mombyrygui niko jaju mombyryvénte ko Jaguata. Asunción: CEPAG, 2016.

RODRIGUES, E.; CHAPARRO, Y. Modos de Existir e Mitos Guarani Nhandeva: palavras que seguram os mundos. Paraíba: Editora Terra Sem Amos, 2022.

TAUSSIG, M. Xamanismo, Colonialismo e o Homem Selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Chaparro, Y. L., & Maciel, J. de C. (2023). Depois que chegaram os outros. Tellus, 23(51), 299–313. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.902

Edição

Seção

Iconografia