“Vamos pacificar, vamos integrar os índios e disponibilizar o território para colonização. Essa era a lógica do governo até a Constituição de 1988”: Entrevista com o antropólogo Aloir Pacini
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Taborda, C. R. B., & Bampi, A. C. (2026). “Vamos pacificar, vamos integrar os índios e disponibilizar o território para colonização. Essa era a lógica do governo até a Constituição de 1988”: Entrevista com o antropólogo Aloir Pacini. Tellus, e261070. https://doi.org/10.20435/tellus.v26i55.1070

Abstract

A entrevista ocorreu no dia 03 de maio de 2024, junto ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá, em Mato Grosso. Anteriormente entramos em contato com o Padre e Prof. Dr. Aloir Pacini, através de contato telefônico, e ele prontamente aceitou conceder a entrevista. No dia e horário agendado nos dirigimos à universidade e nos deparamos com um espaço vazio, pois as atividades administrativas e pedagógicas estavam paralisadas em decorrência da greve dos profissionais técnicos administrativos. Contudo, o professor nos aguardava em sua sala, e nos recebeu com muito carinho.

https://doi.org/10.20435/tellus.v26i55.1070
PDF (Português (Brasil))

References

LIMA, Daniela Batista de. Transformações, xamanismo e guerra entre os Kajkwakratxi (Tapayuna). 2019. 515f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília (UnB), DF, 2019.

LIMA, Daniela Batista de. “Vamos amansar um branco para pegar as coisas”: elementos da etnohistória kajkhwakratxi-jê (Tapayuna). 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília (UnB), DF, 2012.

PACINI, Aloir. A Volta dos Tapayunas (Kajkwakratxi). Pesquisas, Antropologia, São Leopoldo, n. 76, p. 163-209, 2021.

PACINI, Aloir. Identidade Étnica e Território dos Chiquitano na Fronteira (BRASIL-Bolívia). 2012. 634f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2012.

PACINI, Aloir. Diário de Campo de um indigenista missionário: Vicente Cañas (1939-1987). IHS. Antiguos jesuitas en Iberoamérica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 130-149, 2015.

STETISKI, Edinei. A (des)territorialização do povo Kajkwakratxi (Tapayuna) na região do rio Arinos. 2023. 144f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, 2023.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2026 Cleuza Regina Balan Taborda, Professor Doutor Aumeri Carlos Bampi