O caso Tapirapé: uma escola indígena frente às políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i14.154Abstract
Este artigo aborda a problemática vivenciada por uma escola indígena – a Escola Tapirapé – que se defronta cotidianamente com exigências impostas pelo sistema educacional brasileiro. Em que pese o aparato jurídico-legal implantado desde a Constituição Federal de 1988, esta e outras escolas indígenas enfrentam dificuldades para assegurar um modelo de escola que respeite as especificidades de cada povo indígena.As políticas públicas destinadas aos povos indígenas, via de regra, ainda se pautam por práticas colonialistas que não reconhecem os indígenas como interlocutores capazes de criar e gerenciar modelos de escolas adequados às suas realidades socioculturais. Ao contrário, a oficialização das escolas indígenas pelos órgãos estatais tem resultado em práticas de enquadramento destas escolas aos modelos vigentes na sociedade brasileira.Downloads
Published
2014-11-25
How to Cite
de Paula, E. D. (2014). O caso Tapirapé: uma escola indígena frente às políticas públicas. Tellus, (14), 171–183. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i14.154
Issue
Section
Artigos
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.