Os Tapirapé e suas representações sobre a língua portuguesa: implicações para a formação de professores indígenas
Abstract
Este artigo busca construir interpretações para as representações Tapirapé, povo indígena que vive no Mato Grosso, a respeito da língua portuguesa. A análise, de natureza etnográfica, focaliza um corpus constituído de entrevistas, em áudio, realizadas com professores e lideranças Tapirapé. As representações compreendidas aqui como práticas de significação que se materializam através da linguagem, produzem identidades e adquirem sentido dentro das culturas. Compreender as representações e identidades construídas ao longo do processo de apropriação da língua portuguesa no contexto indígena poderá contribuir para uma avaliação e reformulação das metodologias de ensino de línguas para povos indígenas dentro e fora das aldeias. Espera-se que os resultados possam subsidiar reflexões em contextos de formação de professores indígenas.Downloads
Published
2014-11-28
How to Cite
Neto, M. G. (2014). Os Tapirapé e suas representações sobre a língua portuguesa: implicações para a formação de professores indígenas. Tellus, (22), 155–176. Retrieved from https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/278
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