O diálogo educador entre indígenas e pedagogos(as) em formação: uma ponte para compreender e valorizar a diversidade cultural indígena brasileira

Autores

  • Aumeri Carlos Bampi Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jeferson Odair Diel Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.424

Palavras-chave:

diálogo, diversidade cultural indígena, formação docente, percepções.

Resumo

O objeto do estudo é a força do diálogo entre estudantes de Pedagogia e indígenas, acerca da mudança de percepção sobre os indígenas brasileiros. A justificativa dá-se em virtude de que os alunos pesquisados realizam a formação em Mato Grosso, Estado brasileiro conhecido pela diversidade étnica indígena; a cidade em que estudam (Sinop) está próxima a comunidades indígenas xinguanas; no entanto esses discentes desconhecem-nas. Na pesquisa-ação envolveram-se 560 estudantes ingressantes no curso de Pedagogia entre os anos de 2008 a 2015. Aponta-se que suas percepções estavam configuradas dentro de uma visão etnocêntrica, discriminatória, descontextualizada e de subalternidade dos indígenas. O debate inicia-se com o estudo sobre a diversidade, apreciação de filmes e documentários; mas o encontro dialógico entre indígenas e estudantes atua intensamente na modificação das percepções.

Biografia do Autor

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É docente efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem, onde atua com Epistemologia da Educação e Antropologia. É professor do Programa de Pós-graduação em CIÊNCIAS AMBIENTAIS / UNEMAT (mestrado/doutorado), no qual atua com Epistemologia Ambiental e Ordenamento territorial nos biomas mato-grossenses. É professor do Mestrado em GEOGRAFIA / UNEMAT atuando com Espaço, política e dinâmica territorial. Atuou na gestão universitária e na gestão pública.

Jeferson Odair Diel, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profissional Técnico da Educação Superior Efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Professor da UAB/UNEMAT e do Programa de Pós-Graduação de Gestão Universitária. Grupo de Pesquisa Antroposfera

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Publicado

2017-04-24

Como Citar

Bampi, A. C., & Diel, J. O. (2017). O diálogo educador entre indígenas e pedagogos(as) em formação: uma ponte para compreender e valorizar a diversidade cultural indígena brasileira. Tellus, 17(32), p. 9–27. https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.424