Relatos, memórias e narrativas na construção do imaginário do povo Kaingang: as estampas de Joaquim José de Miranda na conquista dos Campos de Guarapuava
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v17i33.429Keywords:
narrativa imagética, povo Kaingang, Joaquim José de Miranda.Abstract
Nesta pesquisa, analisamos a representação imagética do povo Kaingang no conjunto de trinta e sete estampas produzidas por Joaquim José de Miranda sobre a décima das expedições destinadas a desbravar os chamados “sertões” do Tibagi, no estado do Paraná, expedição esta comandada por Afonso Botelho, no ano de 1771. Nesse sentido, refletimos sobre as formas de resistência indígena ante a invasão de seu território, bem como sobre a ideia do “vazio demográfico”, na qual a existência de grupos indígenas no atual estado do Paraná simplesmente é negada, reproduzindo-se o discurso de que essas terras eram desabitadas, até que os luso-brasileiros ou imigrantes de outros países viessem cultivá-las. Por meio da análise das estampas, podemos dizer que a narrativa imagética de Miranda é um material de grande valor para a história do povo Kaingang, por meio do qual é possível refletir sobre o embate entre os colonizadores e os indígenas nos Campos de Guarapuava, notando-se a inconsistência da tese do “vazio demográfico”, bem como a resistência Kaingang à invasão de seu território.
References
AMBROSETTI, Juan Bautista. Los indios Kaingángues de San Pedro (Misiones), con un vocabulario. Revista del Jardin Zoológico de Buenos Aires, Buenos Aires, tomo II, entrada X, p. 305-87, 1895.
BALDUS, Herbert. O culto aos mortos entre os Kaingang de Palmas. In: ______. Ensaios de etnologia brasileira. São Paulo; Rio de Janeiro; Recife: Companhia Editora Nacional, 1937.
BELLUZO, Ana Maria de Moraes et al. Do contato ao confronto: a conquista de Guarapuava no século XVIII. São Paulo: PNP Paribas, 2003.
BELLUZZO, Ana Maria de Moraes; PICCOLI, Valéria. Desenho e conquista territorial. In: BELLUZO, Ana Maria de Moraes et al. Do contato ao confronto: a conquista de Guarapuava no século XVIII. São Paulo: BNP Paribas, 2003.
BORBA, Telêmaco Morosini. Actualidade indígena. Curitiba: Impressora Paranaense, 1908.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CARNEIRO, Newton. Iconografia paranaense. Curitiba: Impressora Paranaense, 1950.
CHAGAS LIMA, Francisco das. Memoria sobre o descobrimento e colônia de Guarapuava. Revista Trimensal de Historia e Geographia ou Jornal do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo IV, n. 13, p. 43-64, 1842.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência – pesquisas de antropologia política. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
KELLER, Franz. Noções sobre os indígenas da província do Paraná. In: LOVATO, Lêda Aparecida. A contribuição de Franz Keller à etnografia do Paraná. Boletim do Museu do Índio, Antropologia, Rio de Janeiro, n. 1, p. 3-44, 1974.
MABILDE, Pierre François Alphonse Booth. Apontamentos sobre os indígenas selvagens da Nação Coroados dos matos da Província do Rio Grande do Sul. São Paulo: IBRASA; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1983.
MANIZER, Henrich Henrikhovitch. Os Kaingang de São Paulo. Tradução de Juracilda Veiga. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2006.
MOTA, Lúcio Tadeu. As guerras dos índios Kaingang: a história épica dos índios Kaingang no Paraná (1769-1924). 2. ed. Maringá, PR: Eduem, 1994.
NIMUENDAJÚ, Curt Unkel. As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapapocúca-Guarani. São Paulo: HUCITEC, 1987.
SAMPAIO E SOUZA, Afonso Botelho de. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 76, 1962.
SEVCENKO, Nicolau. O ciclo de Miranda: utopia indigenista no Brasil pombalino. In: BELLUZO, Ana Maria de Moraes et al. Do contato ao confronto: a conquista de Guarapuava no século XVIII. São Paulo: BNP Paribas, 2003.
STOLS, Eddy. A iconografia do Brasil nos países baixos do século XVI ao século XX: uma tentativa de avaliação global. Revista USP, São Paulo, v. 30, jun./ago. 1996. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/30/02-stols.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2015.
VIEIRA, Antônio. Cartas. São Paulo: Editora Brasileira, 1970.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In: ______. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. p. 256-94.
Downloads
Additional Files
- 1 (Português (Brasil))
- 2 (Português (Brasil))
- 3 (Português (Brasil))
- 4 (Português (Brasil))
- 5 (Português (Brasil))
- 6 (Português (Brasil))
- 7 (Português (Brasil))
- 8 (Português (Brasil))
- 9 (Português (Brasil))
- 10 (Português (Brasil))
- 11 (Português (Brasil))
- 12 (Português (Brasil))
- 13 (Português (Brasil))
- 14 (Português (Brasil))
- 15 (Português (Brasil))
- 16 (Português (Brasil))
- 17 (Português (Brasil))
- 18 (Português (Brasil))
- 19 (Português (Brasil))
- 20 (Português (Brasil))
- 21 (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.