A infância Guarani Ñandeva na educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v17i34.437Keywords:
educação indígena, processos próprios de ensino-aprendizagem, infância.Abstract
O presente estudo e pesquisa, apoiado nos estudos culturais, tem como objetivo fomentar a produção acadêmica voltada para o conhecimento dos processos próprios de ensino-aprendizagem do Povo Guarani Ñandeva de Mato Grosso do Sul. A pesquisa parte do pressuposto de que, para se pensar a educação escolar diferenciada desses povos, é preciso reconhecer como eles compreendem a infância e desenvolvem os processos próprios de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, acreditamos que é necessário dar visibilidade às concepções de infância na escola indígena. O estudo identifica tais concepções por meio das manifestações orais de professores e outros relatos que são interpretados com base nos estudos culturais pós-críticos de Paraíso e Meyer (2014), que defendem que existe uma pedagogia cultural que revela diversos modos de ensinar e aprender nos mais diversos elementos da cultura e identidade. Nesse sentido, o presente estudo busca identificar os processos próprios de ensino-aprendizagem a partir de três dimensões: no contexto da comunidade, na família e na educação escolar indígena. Para opção metodológica, utilizou-se um arcabouço teórico de inspiração etnográfica pós-moderna na perspectiva dos estudos culturais pós-críticos que consideram a realização de estudos etnográficos a partir do cruzamento de informações de diferentes fontes – documentos oficiais, manifestações culturais, entrevistas, narrativas literárias, anotações das recordações de campo, transcrições de grupos de discussão, entre outros. Nesse sentido, a “etnografia pós-moderna” permite agregar procedimentos distintos e criar para isso novas formas que são fontes de pesquisa etnográfica. Assim, ampliamos os olhares para os campos teóricos e metodológicos que nos ajudaram a construir os procedimentos para ler os diferentes elementos da cultura e da identidade Guarani Ñandeva.
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