A infância Guarani Ñandeva na educação escolar

Autores

  • João Carlos Gomes Docente e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia.
  • Adir Casaro Nascimento Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v17i34.437

Palavras-chave:

educação indígena, processos próprios de ensino-aprendizagem, infância.

Resumo

O presente estudo e pesquisa, apoiado nos estudos culturais, tem como objetivo fomentar a produção acadêmica voltada para o conhecimento dos processos próprios de ensino-aprendizagem do Povo Guarani Ñandeva de Mato Grosso do Sul. A pesquisa parte do pressuposto de que, para se pensar a educação escolar diferenciada desses povos, é preciso reconhecer como eles compreendem a infância e desenvolvem os processos próprios de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, acreditamos que é necessário dar visibilidade às concepções de infância na escola indígena. O estudo identifica tais concepções por meio das manifestações orais de professores e outros relatos que são interpretados com base nos estudos culturais pós-críticos de Paraíso e Meyer (2014), que defendem que existe uma pedagogia cultural que revela diversos modos de ensinar e aprender nos mais diversos elementos da cultura e identidade. Nesse sentido, o presente estudo busca identificar os processos próprios de ensino-aprendizagem a partir de três dimensões: no contexto da comunidade, na família e na educação escolar indígena. Para opção metodológica, utilizou-se um arcabouço teórico de inspiração etnográfica pós-moderna na perspectiva dos estudos culturais pós-críticos que consideram a realização de estudos etnográficos a partir do cruzamento de informações de diferentes fontes – documentos oficiais, manifestações culturais, entrevistas, narrativas literárias, anotações das recordações de campo, transcrições de grupos de discussão, entre outros. Nesse sentido, a “etnografia pós-moderna” permite agregar procedimentos distintos e criar para isso novas formas que são fontes de pesquisa etnográfica. Assim, ampliamos os olhares para os campos teóricos e metodológicos que nos ajudaram a construir os procedimentos para ler os diferentes elementos da cultura e da identidade Guarani Ñandeva. 

Biografia do Autor

João Carlos Gomes, Docente e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia.

Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena - Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Gomes, J. C., & Nascimento, A. C. (2017). A infância Guarani Ñandeva na educação escolar. Tellus, 17(34), p. 9–27. https://doi.org/10.20435/tellus.v17i34.437