Das possibilidades do pesquisar em contextos indígenas de Rondônia

Authors

  • Jonatha Daniel dos Santos Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Rozane Alonso Alves Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v17i33.445

Keywords:

infância indígena, etnomatemática, possibilidades metodológicas, povos indígenas de Rondônia.

Abstract

O objetivo deste artigo é expor as metodologias e a produção de dados utilizados em duas pesquisas de Mestrado desenvolvidas com os povos indígenas do estado de Rondônia. Assim, propomos neste texto abordar, bem como problematizar, as fontes metodológicas, as articulações realizadas no contexto teórico metodológico das dissertações de mestrado desenvolvidas com povos indígenas de Rondônia. A questão norteadora deste excerto vincula-se às concepções metodológicas na produção de dados e à “descolonização de nós mesmos” no sentido de que ambos os autores sofreram ressignificações no contexto da pesquisa com os povos indígenas de Rondônia. Como possibilidades conclusórias, problematizamos a relação de experiência e vivência com os sujeitos pesquisados no contexto da produção de dados de uma pesquisa de mestrado. A relação com o outro: estar com outro, ouvir, negociar, possibilita ao sujeito pesquisador (a) novas fontes metodológicas e novos olhares sobre o pesquisar.

Author Biographies

Jonatha Daniel dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB/ Bolsista Taxa PROSUP Licenciado em Matemática – UNIR e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Rozane Alonso Alves, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB/ Bolsista Taxa PROSUP. Licenciada em Pedagogia- UNIR e Mestra em Educação pela UFRGS. Professora da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

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Published

2017-09-01

How to Cite

Santos, J. D. dos, & Alves, R. A. (2017). Das possibilidades do pesquisar em contextos indígenas de Rondônia. Tellus, 17(33), p. 71–90. https://doi.org/10.20435/tellus.v17i33.445