O <em>Capitão</em> na visão dos Kaiowá e Guarani do Tekoha Guapo’y/Reserva de Amambai
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v19i40.603Abstract
O artigo aborda a visão dos kaiowá e Guarani sobre o conceito de Capitão, forma de liderança imposta, entre 1915 e 1929, pelo Órgão Indigenista Serviço de Proteção ao Índio para administrar as reservas dos Kaiowá e Guarani na região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Tendo como referência teórica a denominada “história dos conceitos”, o foco do estudo é refletir como o conceito de capitão interferiu na política de organização social do Kaiowá e Guarani, assim como captar a visão dos moradores acerca dessa posição social, comparando a administração do Ñande Ru nos tekoha e a administração do Capitão nas reservas Kaiowá e Guarani.
References
BRAND, A. O bom mesmo é ficar sem capitão: o problema da “administração” das reservas indígenas Kaiowá/Guarani, MS. Tellus, Campo Grande, MS, ano 1, n. 1, p. 67-88, 2001.
CAVALCANTE, T. L. V. Lideranças indígenas e a luta pela terra como expansão da organização sociopolítica Guarani e Kaiowá. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 182-205, jan./jun. 2015.
CUNHA, Manuela Carneiro. História dos índios no Brasil. Companhia das Letras: São Paulo, 2009.
DELGADO, L. A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História oral, v. 6, p. 9-25, 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Amambai. Brasília, DF: IBGE, 2012. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/amambai/historico. Acesso em: 10 set. 2018.
JASMIN, M. G. História dos conceitos e teoria política e social: referências preliminares. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2006.
KOSELLECK, R. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 134-46, 1992.
MELIÀ, B. (Ed.). Guarani Continental: povos Guarani na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Campo Grande: EMGC, 2016.
MORAES, J. A. S. O pentecostalismo entre os índios da reserva indígena de Dourados, da década de 1980 aos dias atuais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, 12., Seção Mato Grosso do Sul, 2014. Anais [...] Campo Grande: UFMS, 2014. disponível em: http://www.encontro.ms.anpuh.org/resources/anais/38/1412825204_ARQUIVO_comunicacao-anpuhms 2014_jose-augusto-santos-moraes.pdf. Acesso em: 8 de setembro de 2018, às 14 horas.
PERRONE-MOISÉS, B. Índios livres e índios escravos: os princípios da legislação indigenista do período colonial (século XVI a XVIII). In: CUNHA, M. C. (Org.). História dos índios no Brasil, São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PEREIRA, L. M. Mobilidade e processos de territorialização entre os Kaiowá atuais. Revista Eletrônica História em Reflexão, Dourados, MS, v. 1, n. 1, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.