Formação continuada para professores a’uwẽ uptabi e para professores não indígenas: uma proposta em busca da interculturalidade formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.861

Palavras-chave:

Formação de professores A’uwẽ uptabi e professores não indígenas, interculturalidade, educação escolar, educação indígena

Resumo

O texto retrata atividades realizadas em curso de extensão Formação Continuada para Professores A’uwẽ (Xavante) da Terra Indígena Pimentel Barbosa. O objetivo é dar visibilidade e divulgar o trabalho de pesquisa e extensão já realizado com esse grupo de professores A’uwẽ uptabi e a nova proposta de formação continuada para 2022 a 2024. Acrescenta-se outro objetivo nessa formação continuada: uma formação de professores indígenas e não indígenas para uma educação intercultural. O curso – oficina pedagógica com professores A’uwẽ uptabi: a busca de uma interculturalidade possível – foi realizada na Escola Municipal Indígena Pimentel Barbosa na aldeia Pimentel Barbosa, é parte da pesquisa e extensão desenvolvida com as comunidades dessa Terra Indígena. A metodologia segue orientação fenomenológica, inspirada em Merleau-Ponty. É aberta, organizada com conversas informais, aulas expositivas dialogadas, pesquisa bibliográfica, reuniões com as comunidades envolvidas, observação e entrevista aberta com professores, estudantes, lideranças e caciques. Neste texto, além de abordar as questões trabalhadas na oficina, de 30hs, soma-se a nova proposta de formação continuada para os professores A’uwẽ e os professores não indígenas que acompanham esses dois cursos: extensão e pesquisa. Assim, durante essa oficina concluo que as dificuldades não são somente dos povos indígenas, mas nossas também como formadores e essa nova proposta estende-se os sentidos da formação de professores no campo da educação escolar indígena - uma formação ampliada voltada para a dimensão das diferenças.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista e Pedagoga em Antropologia pela UFMT. Docente da UFMT/Instituto de Educação. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais em Educação (GPMSE/PPGE). Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação - Área de trabalho: Antropologia, Educação Escolar; Educação Escolar Indígena e questões indígenas.

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

Rezende, M. A. (2023). Formação continuada para professores a’uwẽ uptabi e para professores não indígenas: uma proposta em busca da interculturalidade formativa. Tellus, 23(50), 125–152. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.861