Globalização, educação e diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i11.104Resumen
O artigo aborda a problemática da globalização e suas conseqüências na preservação da biodiversidade, a diversidade cultural e educação. As considerações apóiam-se na perspectiva histórica da ocidentalização do mundo, iniciada a partir da dominação colonial européia após o século XV. Essa dominação do etnocentrismo ocidental, atualmente justificado pela ideologia neoliberal, controla o domínio econômico e financeiro, a informação e as comunicações a partir das grandes empresas multinacionais e busca impor uma padronização cultural. Essa Globalização não tem um projeto de uma sociedade viável. Nossa análise desenvolveu-se a partir de uma reflexão intercultural sobre os relacionamentos entre o local e o global e busca compreender a Globalização dentro de aspectos diferentes e dentro de suas conseqüências. A educação, conhecida como responsável para a transmissão das visões de mundo, dos sistemas de valores e dos conhecimentos, diante do enorme desafio histórico de defender a preservação da biodiversidade e a diversidade cultural, como uma condição primária para imaginar a sobrevivência de nossas sociedades.Descargas
Publicado
2014-11-20
Cómo citar
Marín, J. (2014). Globalização, educação e diversidade cultural. Tellus, (11), 35–60. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i11.104
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.