A proposta de educação profissional integrada ao ensino médio indígena do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol

Autores/as

  • Raimunda M. Rodrigues Santos
  • Marília G. Ghizzi Godoy

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.228

Resumen

Neste artigo, apresentam-se os resultados parciais de pesquisa sobre a oferta de educação profissional indígena pelo Centro Indígena de Formação e Cultura da Raposa Serra do Sol – CIFCRSS. Discute-se a proposta pedagógica do curso de ensino médio indígena integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e Gestão e Manejo Ambiental, identificando os princípios pedagógicos previstos para a formação de técnicos que irão assumir a gestão de projetos nas comunidades indígenas. Seguem-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica e qualitativa. A fim de validar a análise documental,realizam-se entrevistas semi estruturadas com quatro membros da Comissão de Coordenação. Os resultados evidenciam que o currículo encontra-se alicerçado nas conquistas advindas das lutas sociais dos povos indígenas, articulando a comunicação entre alunos com culturas diferentes e promovendo a socialização de conhecimentos.

Publicado

2014-11-28

Cómo citar

Santos, R. M. R., & Godoy, M. G. G. (2014). A proposta de educação profissional integrada ao ensino médio indígena do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol. Tellus, (20), 215–239. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.228