Mborayú - ensinamentos para a educação e a psicanálise – sobre os seis meses em que vivi com o povo Mbyá
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i28.300Resumen
Minha formação e prática clínica em psicanálise freudo-lacaniana, assim como seus desdobramentos no campo da academia na área da educação, levou-me ao encontro do povo guarani. Das preocupações sobre o cotidiano clínico com elementos de ancestralidade em todos nós na cidade, às mesmas preocupações com o cotidiano do fazer universitário em terras não europeias, terminei por encontrar como melhor caminho a convivência com pessoas da etnia Mbyá para aprender sobre a existência, sua filosofia e perguntar sobre o que e como fazermos com o que nos chega em nossos trajetos profissionais todos os dias. O que iniciou com visitas frequentes a uma aldeia, principalmente, passou, um ano e meio depois, a uma convivência em formato de moradia e uma busca por uma formação tradicional.
Palavras-chave: Mbyá-guarani; educação;, psicanálise.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.