Educação da criança indígena e educação infantil em Mato Grosso: uma questão para o debate

Autores/as

  • Beleni Salete Grando Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i31.417

Resumen

Em Mato Grosso, vivem 43 povos indígenas, sendo sua maioria atendida com escolas. Cada projeto educacional, no entanto, depende das estruturas socioeconômicas e culturais do povo e da proximidade geopolítica da comunidade com o município ou com outras organizações. Ao refletirmos sobre a Educação Escolar Indígena e sua relação com a educação pretendida por cada povo, problematizamos as políticas educacionais e a formação de professores a partir da nossa realidade e questionamos a obrigatoriedade da Educação Infantil nas aldeias, evidenciando os estudos que nos auxiliam a melhor compreender o protagonismo e autonomia da criança a partir das formas de educar e garantir a vida coletiva como um direito coletivo dos povos indígenas, explicitados na Constituição Brasileira e na LDB.

Palavras-chave: educação infantil, formação docente, educação indígena.

 

Biografía del autor/a

Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, na linha Educação e Povos Indígenas. Atua na formação educadores com sua qualificação e na antropologia social, tendo como foco a educação da criança e a educação do corpo na perspectiva da interculturalidade.

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Publicado

2016-11-01

Cómo citar

Grando, B. S. (2016). Educação da criança indígena e educação infantil em Mato Grosso: uma questão para o debate. Tellus, (31), p. 81–95. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i31.417