Práticas digitais na escola kaiowá e guarani Ñandejara: diálogo multi/interculturais

Autores/as

  • José Francisco Sarmento NEPPI/UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i31.433

Palabras clave:

Inclusão digital, escola indígena, multi/interculturalidade.

Resumen

Os Kaiowá e Guarani, dentre os povos autóctones, são a maior nação do estado de Mato Grosso do Sul, localizado no Centro Oeste brasileiro. Esse povo tem traçado, ao longo de sua história, uma constante relação com as tecnologias impostas pela colonização e, desde os primeiros contatos, mantém uma relação de apropriação e ressignificação de tecnologias apresentadas pelo seu entorno. Nos últimos anos, surgiu a tecnologia digital, em especial no espaço escolar, representada por ferramentas como filmadoras digitais, máquina fotográfica digital, computadores e a internet. Essa pesquisa, que tem como recorte espacial a escola Kaiowá e Guarani Ñandejara localizada na aldeia Te’ýikue, busca mostrar como esta relação se dá, principalmente no que diz respeito à questão da identidade nos ambientes virtuais, como na internet, proporcionada pela interação com esses suportes digitais.

Palavras-chave: inclusão digital; escola indígena; multi/interculturalidade.

 

Biografía del autor/a

José Francisco Sarmento, NEPPI/UCDB

Graduado e mestre em Design. Doutor em Educação. professor na UCDB desde 1997.

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Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Sarmento, J. F. (2016). Práticas digitais na escola kaiowá e guarani Ñandejara: diálogo multi/interculturais. Tellus, (31), p. 123–137. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i31.433