Perspectivas históricas sob a perspectiva dos Apinaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.547

Palabras clave:

Índios Apinaje, História Indígena, historicidade.

Resumen

Partindo da afirmação de Roberto DaMatta, em seu livro Relativizando ([1987] 1993, p. 121), de que os Apinaje “têm uma noção de tempo e de duração de tempo, mas não tem uma perspectiva histórica”, apresentamos as categorizações existentes no pensamento daquele povo para se referir a eventos no passado. Discutimos também sobre o regime de historicidade próprio dos Apinaje e argumentamos que é preciso questionar a própria categoria de História, tal como compreendida no Ocidente, para compreendermos as formas daquele povo se relacionar com o seu passado.

Biografía del autor/a

Odair Giraldin, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em História pela Unicamp (1990), mestre em Antropologia Social pela Unicamp (1994), doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (2000) e pos-doutorado em Antropologia pela UnB (2013). Atualmente é professor associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona Antropologia no curso de História do campus de Porto Nacional e no mestrado em Ciências do Ambiente, no campus de Palmas. É coordenador do Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI), onde coordena também a ação Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI). Email: giraldin@uft.edu.br

Cassiano Sotero Apinagé, Escola Indígena Mãtỳk - SEDUC/TO

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT (2012) e mestrado em Ciências do Ambiente pela UFT (2017). É Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Mãtyk desde 2013. Professor Indígena do ensino fundamental e médio desde 1997. Atua como professor formador na ação Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI). Email: cassianoapinage@gmail.com

Citas

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Publicado

2019-04-15

Cómo citar

Giraldin, O., & Apinagé, C. S. (2019). Perspectivas históricas sob a perspectiva dos Apinaje. Tellus, 19(38), 237–288. https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.547

Número

Sección

Dossiê 1: História Indígena, Etno-história e Indígenas Historiadoras/es: experiências descolonizantes, novas abordagens