O corpo “educado” na dança Mbyá-Guarani
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i7.88Resumen
Este trabalho abrange a temática da educação indígena Mbyá guaraninas aldeias do Rio Grande do Sul. A dança é o foco central deste estudo, representada nesta cultura indígena como um importante veículo da comunicação da cultura e também como fundamental nesta educação. Os seguintes aspectos a respeito da dança são observados e indagados neste trabalho: a dança enquanto um espaço de educação coletiva, de reapropriação cotidiana da cultura, de aprendizagem das emoções e do pensamento e como um ritual de integração entre corpo e espírito. A educação é percebida pelos Mbyá-guarani como um todo inseparável. Portanto, saúde, história, emoção, pensamento, corpo, espírito, o bem, o mal,cultura e natureza são elementos constituintes entre si e que podem ser desenvolvidos a partir da dança.Descargas
Publicado
2014-11-19
Cómo citar
Menezes, A. L. T. de. (2014). O corpo “educado” na dança Mbyá-Guarani. Tellus, (7), 93–106. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i7.88
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.