O corpo “educado” na dança Mbyá-Guarani

Autores/as

  • Ana Luisa Teixeira de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i7.88

Resumen

Este trabalho abrange a temática da educação indígena Mbyá guaraninas aldeias do Rio Grande do Sul. A dança é o foco central deste estudo, representada nesta cultura indígena como um importante veículo da comunicação da cultura e também como fundamental nesta educação. Os seguintes aspectos a respeito da dança são observados e indagados neste trabalho: a dança enquanto um espaço de educação coletiva, de reapropriação cotidiana da cultura, de aprendizagem das emoções e do pensamento e como um ritual de integração entre corpo e espírito. A educação é percebida pelos Mbyá-guarani como um todo inseparável. Portanto, saúde, história, emoção, pensamento, corpo, espírito, o bem, o mal,cultura e natureza são elementos constituintes entre si e que podem ser desenvolvidos a partir da dança.

Publicado

2014-11-19

Cómo citar

Menezes, A. L. T. de. (2014). O corpo “educado” na dança Mbyá-Guarani. Tellus, (7), 93–106. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i7.88

Número

Sección

Artigos