Nhandereko Yvyrupá Py: modo de viver Guarani na terra indígena Tekoá marangatu, Imaruí, SC, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.959

Palabras clave:

Nhandereko, etnomapeamento, Guarani

Resumen

O Nhandereko sempre esteve presente na trajetória e na vivência do povo Guarani, desde muito antes da chegada dos Europeus. O povo Guarani, caminha com muita resistência para manter sempre sua cultura, apesar das inúmeras ameaças praticadas pelos Juruá kuery (homem branco). Continuamos a praticar o nosso costume, a tradição, a religião e nossa língua para manter vivo o Nhandereko. Repassando o conhecimento e sabedoria para que a futura geração Guarani caminhe e, ao mesmo tempo, leve essa visão de compreender o mundo com a sabedoria Mbyá Guarani. Por isso foi realizada a pesquisa para descrever sobre o Nhandereko, a metodologia utilizada para a primeira etapa do trabalho foi a de levantamento bibliográfico, este teve foco em pesquisadores Guarani sobre o Nhandereko, Yvyrupá e sobre o Tekoá Marangatu, posteriormente realizou-se o Etnomapeamento da Terra Indígena Tekoá Marangatu, para mostrar como e onde que se pratica o Nhandereko no espaço territorial e no tekoá, identificando os valores e práticas socias, para isso foi utilizado digitalizações no software Google Earth, aliado ao etnomapeamento realizou-se conversas livres com o cacique, lideranças, anciões e anciãs do Tekoá Marangatu, buscando compreender seu Nhandereko as informações foram resumidas a partir da ferramenta metodológica 5W2H. Por fim, conclui-se que o lugar estudado e a comunidade Guarani têm vínculo harmonioso com a natureza, conforme a sabedoria e a prática do Nhandereko.

Biografía del autor/a

Fabiano Alves, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil. Tekoá Marangatu, Imaruí/SC.

Juliano Bitencourt Campos, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Criciúma/SC, Brasil. Investigador do Instituto Terra e Memória, Centro de Geociências (ITM/CGEO/Portugal). Doutor em Arqueologia.

Orivaldo Junior Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Florianópolis/SC, Brasil.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Florianópolis/SC, Brasil.

Francisco Silva Noelli, Universidade de Lisboa (Portugal).

Doutorando e investigador do Centro de Arqueologia (UNIARQ), Universidade de Lisboa (Portugal).

João Alberto Ramos Batanolli, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Criciúma/SC, Brasil.

José Gustavo Santos da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil. Mestre em Ciências Ambientais.

Citas

ANTUNES, Eunice. Nhandereko nhanhembo’e nhembo’e a py: sistema nacional de educação: um paradoxo do currículo diferenciado das escolas indígenas Guarani da Grande Florianópolis. 2020. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2020.

GONÇALVES, Leonardo da Silva. O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani. 2020. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204683. Acesso em: 14 nov. 2021.

JEKUPE, Kaka Werá. A terra dos mil povos. São Paulo: Petrópolis, 1998.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia das Letras, 2022.

MARTINS, Daniel Timóteo. Moã Ka’aguy Regua – Tekoá Mbiguaçu: As memórias das plantas medicinais. 2020. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do sul da Mata Atlântica) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204722. Acesso em: 21 set. 2021.

MOREIRA, Geraldo; MOREIRA, Wanderley Cardoso. Calendário cosmológico: os símbolos e as principais constelações na visão Guarani. 2015. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do sul da Mata Atlântica) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2015.

MORREIRA, Marcos. Visão Guarani sobre o Tekoá: Relato do pensamento dos anciões e líderes espirituais sobre o território. 2015. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indigena do Sul da Mata Atlantica Guarani, Kaigang e Xokleng) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

OLIVEIRA, Mariza. Ma’ety reguá agricultura e sabedoria Mbya Guarani. 2020. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indigena do Sul da Mata Atlantica) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

SOUZA, Juçara. O Sentido das Artes/Artesanatos: O olhar das mulheres Guarani sobre os usos do artesanato e rituais, 2020. TCC (Graduação em Licenciatura Intercultural Indigena do Sul da Mata Atlantica) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Alves, F. ., Campos, J. B. ., Nunes, O. J., Noelli, F. S. ., Batanolli, . J. A. R. ., & Silva, J. G. S. da . (2024). Nhandereko Yvyrupá Py: modo de viver Guarani na terra indígena Tekoá marangatu, Imaruí, SC, Brasil. Tellus, 24(52), 11–37. https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.959