Formação indígena para a docência: o que revelam as produções acadêmicas em 16 anos de pesquisas?

Autores

  • Laudinéa de Souza Rodrigues
  • Simone Albuquerque da Rocha
  • Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues
  • Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.335

Resumo

Este texto apresenta um levantamento das produções sobreformação indígena para a docência nos últimos 16 anos no Brasil. Oobjetivo foi o de analisar o volume e o teor dos trabalhos acadêmicosreferentes à temática no Banco de Teses e Dissertações da CAPES,em periódicos, bem como em anais da ANPEd, com o recorte para operíodo de 1997 a 2012. O trabalho apresenta uma discussão acerca depolíticas públicas que respaldam a formação de professores indígenas,delineia alguns aspectos da formação docente de uma maneira geral,descreve detalhadamente o percurso metodológico da investigação,também apresenta gráfi cos, tabelas e a análise dos dados. Numaabordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa apontou que, noano de 2012, houve um grande crescimento de produções acerca datemática e que, das 220 etnias do país, apenas 80 delas foram estudadaspor pesquisadores.Palavras-chave: estado da arte; formação para a docência indígena;povos indígenas do Brasil.

Biografia do Autor

Laudinéa de Souza Rodrigues

Bolsista CAPES e aluna doMestrado do Programa dePós-Graduação em Educaçãoda Universidade Federal deMato Grosso, Campus Universitáriode Rondonópolis.Linha de Pesquisa: Formaçãode Professores e Políticas PúblicasEducacionais.

Simone Albuquerque da Rocha

Professora Doutora do Programade Pós-Graduação emEducação da Universidade Federalde Mato Grosso, CampusUniversitário de Rondonópolis.

Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Professora Doutora doDepartamento de Educaçãoe do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação daUniversidade Federal de MatoGrosso, Campus Universitáriode Rondonópolis.

Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Professora Doutora doDepartamento de Educaçãoe do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação daUniversidade Federal de MatoGrosso, Campus Universitáriode Rondonópolis.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Rodrigues, L. de S., da Rocha, S. A., Rodrigues, S. de F. P., & Rodrigues, S. de F. P. (2015). Formação indígena para a docência: o que revelam as produções acadêmicas em 16 anos de pesquisas?. Tellus, (25), 145–176. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.335