Os Akwe~-Xerente e a busca pela domesticação da escola
Resumo
Enquanto a legislação brasileira abre caminho para a possibilidade de construção de escolas indígenas diferenciadas, interculturais, comunitárias e voltadas para a auto determinação dos diferentes povos, na prática ainda são muitos os entraves que dificultam que as escolas instaladas nas aldeias indígenas respeitem as diferenças e atendam os anseios das comunidades a que servem. Partindo da ampla adesão dos Akwe~-Xerente à escolarização, o presente trabalho argumenta que a lógica de ensino-aprendizagem desse povo indígena diverge, em muitos aspectos, daquela que orienta a educação ocidental.Assim, discute-se a relação dos Akwe~ com a escola apontando alguns desafios da educação escolar indígena no Brasil.Downloads
Publicado
2014-11-28
Como Citar
de Melo, V. M. C., & Giraldin, O. (2014). Os Akwe~-Xerente e a busca pela domesticação da escola. Tellus, (22), 177–199. Recuperado de https://tellus.ucdb.br/tellus/article/view/279
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.