Manejo da floresta na formação de roçado, por uma População Indígena da Amazônia

  • Edilevi dos Santos Marques
  • Hiroshi Noda

Resumo

Este trabalho apresenta a forma de manejo da fl oresta naformação de “roçados” pela população indígena Deni, desde a escolhada área até a confecção da farinha. Usou-se como referência o manejoem sete comunidades ao longo dos rios Xeruã e Cuniuá, no estado doAmazonas, Brasil. Ao manejarem a fl oresta para a formação de áreascultivadas, estas são deixadas em “pousios” após dois anos de uso eenriquecidas com outras espécies domesticadas, transformam-se emsistemas agrofl orestais onde se tornam locais permanentes de coletade frutos e de caças que ali buscam abrigo e alimento. A farinha demandioca é o principal produto originado do roçado e um importanteinstrumento de troca com outros produtos e artefatos não produzidospela população Deni.Palavras-chave: sistema agrofl orestal; pousio; Deni.

Biografia do Autor

Edilevi dos Santos Marques
Mestre em Ciências Agráriaspelo Instituto Nacionalde Pesquisas da Amazônia(2004), área de concentraçãoem Ciências de Florestas Tropicais,Analista Ambiental doInstituto Ambiental do Estadodo Amazonas (IPAAM).
Hiroshi Noda
Doutor em Genética eMelhoramento de Plantas pelaEscola Superior de AgriculturaLuiz de Queiroz (1981), pesquisadordo Instituto Nacional dePesquisas da Amazônia (INPA).
Publicado
2015-04-24