Homens e mulheres indígenas contemporâneos da região do Rio Negro, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i31.411Resumo
Essa é uma visão breve sobre como eu consigo compreender os povos indígenas de nossa região do rio Negro, como nos sentimos como indígenas dos tempos atuais e o que mexe com as nossas vidas e culturas.
Referências
BARTH, Fredrik. Guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Tradução de John Cunha Comerford, Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2003.
CARNEIRO, Manuela. Etnicidade: da cultural residual mas irredutível. In: CARNEIRO, Manuela (Org.). Antropologia do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco. Uma etnologia dos “índios misturados”: situação colonial, territorialização e fluxos culturas. In: OLIVEIRA FILHO, João Pacheco (Org.). A viagem de volta. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1999. p. 11-40.
REZENDE, J. S. Educação na visão de um Tuyuka. Manaus: FSDB, 2010.
REZENDE, J. S. Escola Indígena Municipal Ʉtãpinopona-Tuyuka e Construção da Identidade Tuyuka. 2007. 371f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2007.
SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Tradução de Laureano Pelegrini. Bauru: EDUSC, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.