Trajetórias de uma estudante Iny(Karajá): narrativa de acesso e permanência no curso superior
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.638Resumo
O presente trabalho traz narrativas e experiências de uma estudante indígena pertencente do povo Iny(Karajá).Esta é uma pesquisa autobiográfica sobre meu percurso como estudante indígena, cotista, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A investigação tem por objetivo reunir elementos para entender como as ações afirmativas estão sendo aplicadas na questão indígena no ensino superior, e investigar as narrativas de estudantes indígenas no ensino superior envolvendo acesso e permanência. O artigo Tem por base a perspectiva do pensamento Intercultural (BANIWA,2010; Bergamaschi, 2003). Aponta possibilidades da interculturalidade dos saberes na universidade ações educativas vinculadas ao ensino superior indígena. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.
Referências
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