Um framework para projetar materiais pedagógicos em línguas indígenas: exemplos do Brasil e do México

Palavras-chave: materiais pedagógicos, línguas indígenas, revitalização e manutenção da língua

Resumo

Vários programas de revitalização de línguas indígenas na América Latina estão estruturados em contextos de educação formal que requerem o uso de materiais didáticos. Um dos desafios nesses casos é o da produção desses materiais e da sua inserção nas práticas educacionais existentes. Este artigo apresenta um modelo que pode ser usado para avaliar as necessidades locais e justificar os formatos de livros, dicionários, gramáticas e materiais multimídia que possam ser incorporados em programas de revitalização de línguas. Os exemplos usados para ilustrar este modelo vêm de dois projetos de preparação de gramáticas pedagógicas para várias línguas indígenas no Brasil e no México.

Biografia do Autor

Luiz Amaral, University of Massachusetts Amherst (Estados Unidos)

Doctorate in Hispanic Linguistics at Ohio State University. Master’s Degree in Linguistics at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bachelor’s Degree in Languages at Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Associate Professor of Spanish and Portuguese Linguistics and the Director of the Portuguese and Brazilian Studies Program at the University of Massachusetts Amherst.

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Publicado
2021-04-26
Seção
Dossiê - Produção de material em línguas indígenas e saberes ancestrais